quarta-feira, 27 de maio de 2009

Novo voo para Ilhéus promete aquecer turismo

Pettinati, da Abih, defende ampliação de voos para Ilhéus
Pettinati, da Abih, defende ampliação de voos para Ilhéus

A malha aeroviária da Bahia ganha mais um voo, nesta quarta-feira, 27, que ligará Vitória, Ilhéus e Salvador de segunda a sexta-feira. Os empresários do setor turístico na região têm a expectativa de que a nova alternativa de acesso aqueça o fluxo de turistas, mas apontam a necessidade de uma integração maior entre as companhias aéreas e as operadoras de viagens para viabilizar a montagem de pacotes.

Com este voo, com passagens a partir de R$ 99, a Trip totaliza quatro rotas regionais para a Bahia. A companhia também promove ligações de Salvador com Vitória da Conquista, Petrolina PE e Lençóis.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-Bahia), Ernani Pettinati, defende a ampliação do número de voos para Ilhéus argumentando que o aeroporto já se encontra em condições ideais de operação. “Todas as determinações da Anac Agência Nacional de Aviação Civil foram atendidas. Ilhéus é um destino que coloca o turista próximo a Itacaré e Barra Grande, na Península de Maraú, locais com hotelaria desenvolvida, inclusive de luxo”, disse.

Úrsula Montes, empresária do setor em Maraú, revela que, a partir da disponibilidade do voo Vitória-Ilhéus-Salvador, a operadora Tour Line já está montando pacotes para comercializar o destino a partir do próximo dia 2 de junho.

A expectativa é levar turistas de Vitória, São Paulo e do Centro-Oeste para a região no período de férias escolares entre junho e agosto. Esperamos que o fluxo de turistas cresça até 38%. Estamos muito animados porque passamos por um período de baixa ocupação, com redução de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, apontou.

O voo semanal da Trip ligando Salvador e Lençóis, inaugurado recentemente, é alvo de críticas de empresários justamente pela falta de horários diferenciados que facilitem a criação de pacotes turísticos mais flexíveis. Hoje, um voo ligando Salvador e Lençóis aos sábados. A restrição de horários dificulta conexões com voos de outros estados.

Muitos turistas vêm à Bahia interessados em dois destinos. Em uma semana, querem praia e serra. Com apenas um voo semanal para a Chapada, fica difícil montar pacotes dividindo o tempo entre dois destinos. A pessoa tem de esperar o sábado seguinte para voltar a Salvador. É preciso haver horários no meio da semana, avaliou Marcos Pedreira, empresário do setor.

Sylvia Verônica, do A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...