quarta-feira, 20 de maio de 2009

Prefeitura de Ilhéus tem dificuldades de resolver situação do lixão do CAIC na Zona Sul de Ilhéus


Fotos do Lixão do CAIC antes da Limpeza

Fotos do local após a Limpeza feita pela prefeitura



Placa de Conscientização dos moradores local

Há anos que o Lixão do CAIC é um problema para os alunos e profissionais do CAIC e comunidade do Bairro Hernani Sá e circunvizinhos, tudo por que existem 06 lotes de terrenos particulares, 05 desses da família de Afonso Mattos e o ultimo de uma pessoa moradora da cidade de Camacan-Ba, que insistem em não cumprir com a lei, que exige que donos de terrenos devam murar seus lotes localizados em área urbana. Isso vem trazendo transtornos para aqueles que ali convivem e transitam diariamente.
Esses terrenos baldios sem murar vêm sendo utilizado por carroceiros, moradores, e outros que procuram jogar diariamente todo tipo de lixo e entulhos naquele local criando um verdadeiro lixão no local e problemas para quem ali residem. Moradores, alunos e funcionários do CAIC – escola de ensino fundamental e educação infantil do município vêm sendo exposto a todo tipo de doenças.

Lixo Causa Doenças, é responsável por uma série de problemas a humanidade, pois agride violentamente o planeta em que vivemos causando a Poluição da Água, a degradação dos mananciais e do solo, enfim, o lixo é prejudicial ao Meio Ambiente sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna. Mas o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o Lixo Urbano causa doenças sérias na população.

O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de varias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, cobras, urubus, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissão de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos. São muitas as doenças relacionadas ao acumulo de lixo e a sua falta de tratamento, entre elas as principais são a febre tifóide, peste bubônica, tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças.

Entre os dias 13 e 15 de maio a Prefeitura de Ilhéus através da Secretaria de Serviços Urbanos realizou mutirão para limpar esses terrenos (particulares) que abrigava esse lixão, retirando mais de 60 caçambas de entulho e lixo, amenizando a situação do local, mais isso só não basta, é preciso que se tomem medidas mais agressivas, para que o lixão não volte como sempre voltou.

Ai vai algumas dicas: Notificar os donos destes lotes para que murem seus lotes, realizar infra-estrutura no local, urbanizando a rua que ali passa como colocação de meios fios e calçamento, e em ultima estância desapropriar os lotes e transformar numa praça e jardim para a comunidade, ou vamos ficar vendo nosso dinheiro sendo gasto com a limpeza de lotes particulares e a cidade com outros locais precisando destes recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...