terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Financiamento de moradias de interesse social poderá ser condicionado à construção de escolas

A liberação de verbas públicas para financiar conjuntos habitacionais de interesse social poderá ser condionada à construção de escolas de educação infantil no local. Essas moradias beneficiam famílias de baixa renda.

A Comissão de Educação aprovou projeto (5900/09) do Senado que trata do assunto. Pelo texto original, a construção de escolas seria obrigatória sempre que não houvesse escolas suficientes para atender à demanda criada pelo aumento da população com as novas habitações.

No entanto, a relatora, deputada Nilmar Ruiz, do PR de Tocantins, apresentou emenda que determina que a construção de uma escola será necessária somente quando o sistema público de ensino determinar.

A relatora afirmou que a mudança foi necessária para confirmar a competência municipal sobre a organização da educação infantil.

Além disso, em sua opinião, a alteração responsabiliza o sistema de ensino público pela manutenção dos estabelecimentos de educação infantil previstos no projeto.

"Nós sabemos que, hoje, o desafio que nós temos no Brasil é ampliar o atendimento de crianças na creche e na educação pré-escolar. Então se um projeto habitacional já tem a área destinada para esse fim, fica mais fácil de a gente concretizar a construção da creche e atender a essas crianças."

A proposta ainda será analisada pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças; e de Constituição e Justiça.

De Brasília, Renata Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...