segunda-feira, 4 de abril de 2011

100 censura e com bom senso

04 de abril de 2011.
*Elias Reis
    Ultimamente alguns diretores do quase rebaixado, Colo Colo Futebol e Regatas, vêm tentando impor retaliações, ameaças e até mesmo ataques impróprios à equipe de esportes da Rádio Nova Bahiana de Ilhéus, comandada pelo narrador Jota Hage. Alguns, necessariamente não todos, tentam denegrir a linha opinativa lúcida, imparcial e principalmente contundente da equipe. A equipe de esportes da emissora vem alertando os desmandos desde o início do campeonato. Sempre foram criticas construtivas chamando a atenção da falta de responsabilidades de quase toda a comissão técnica, para não falar dos atletas, apesar de profissionais, fraquíssimos boleiros, com excessão do goleiro Brás e do zagueiro Rodrigo.
   Na qualidade de diretor do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, representante da categoria e aberto à liberdade de expressão, reagimos pela postura dos colaboradores do presidente José Maria, na sua maioria, elementos incompetentes e até mesmo fofoqueiros. Claro que existem também pessoas de bem.
   Não podemos deixar de reconhecer a labuta de José Maria, sua abnegação e principalmente o seu amor ao clube. Não podemos esquecer a subida da segunda divisão para a primeira, não tão elite assim; Não podemos esquecer a alegria do título do campeonato baiano de 2006. Porém, já é o momento de profissionalizar a equipe, se trabalhar de forma coletiva, dando atribuições aos seus diretores; Pensar na construção de um CT; Trabalhar o futebol de base; Se libertar do poder público e das interferências externas e, prestar contas ao torcedor e a imprensa, apresentando um balanço contábil e, até mesmo para o zelo da saúde de José Maria, se faz oportuna uma convocação extraordinária de antecipação de uma nova eleição, mesmo que o Colo Colo venha se livrar do rebaixamento. Persistir na frente do Colo Colo neste momento é comprometer a sua saúde, já debilitada. É uma questão de bom senso e não de covardia. A imprensa e os torcedores reconhecem os méritos de José Maria.
    É importante lembrar aos leitores e ouvintes, especialmente alguns cegos e surdos do Colo Colo, que as informações jornalísticas da equipe comandada por Jota Hage com relação ao Clube, são embasadas pela veracidade dos fatos, focadas com conhecimento de causa e amplamente pertinentes. Condenar a opinião da equipe de esportes da emissora é ferir a Constituição Magna deste país. É não saber conviver com a democracia. Se boa parte da diretoria do Colo Colo fosse sábia, já teria aprendido com as porradas no lombo, reflexo da ingerência. Como são tolos não conseguiram conviver e aprender com os momentos de adversidades. Que pena!
    Entendam também, que uma sociedade democrática só subsiste se conseguir assegurar a existência de uma opinião pública livre. A formação desta depende, no entanto, do respeito a alguns direitos básicos, como a liberdade de opinião e a liberdade de informação jornalística.
   A última constituição Federal datada de 05 de outubro de 1988, em vigor, é clara quando assegura que é proibida a censura neste país. Obviamente, a verdade dói e, isso vem deixando alguns bonitinhos do Colo Colo nervosos e impacientes. Sem falar que a pressão do histórico presidente, José Maria, oscila todos os dias, entre 08:30h e 09:30h da manhã e entre às 18h e 19h da tarde/noite. E, também em dias de jogos, com o paredão.
   Alguns “dirigentes” do Colo Colo, invés de se estressarem com a imprensa, precisam se preocupar com o estágio quase terminal do tigre, que já está virando uma tigresa, com suas unhas aparadas, pintadas e rugidos afeminados.
 *Elias Reis é articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.
eliasreis.ilheus@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...