terça-feira, 12 de abril de 2011

Chalita aponta o bullying como um dos problemas mais sérios da educação

Agencia da Câmara
Foto: Agência Câmara   
Deputado Gabriel Chalita (PSB-SP)
 

A reflexão do deputado paulista, Gabriel Chalita (PSB), foi externada após a tragédia da última quinta-feira (7) na escola em Realengo (RJ), quando um atirador matou 12 crianças e deixou várias feridas. O parlamentar afirmou que vítimas do bullying tornam-se pessoas agressivas.

"Notícias internacionais mostram casos de pessoas que, ao reagirem ao bullying, se transformam em valentões. Tanto os agressores quanto os agredidos são vítimas desse processo. Precisamos combater isso e construir a paz", pontuou.

Chalita chamou a sociedade à reflexão ao afirmar que esses casos de violência nas escolas são consequência de uma educação deficiente. A importância da habilidade social e emocional tem sido deixada de lado nas escolas, aponta o deputado. "O preconceito, a discriminação, a violência e a intolerância dentro das escolas estão ligados a uma educação que não nos prepara para a vida", assinalou.

Escola e comunidade

Mais adiante, Chalita disse que a escola deve gerar paz para a comunidade, ser um centro de luz, de modo a ajudar as pessoas a desenvolver um comportamento adequado, que não comprometa a convivência em sociedade. "Isso é educar, é realizar aquilo de que falavam Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Miguel Reale e Paulo Freire", exemplificou, citando alguns dos mais renomados educadores do País. E completou: "A essência do brasileiro é a gentileza, é a educação, é a cordialidade. Que isso saia da escola também. Este país só será de fato um grande país se tivermos uma grande educação".

Por fim, Chalita fez uma homenagem aos professores, responsáveis pelo processo educativo e, muitas vezes, vítimas de graves problemas nas escolas.


 
Com informações da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...