terça-feira, 3 de abril de 2012

Embromation


Elias Reis, 02 de abril de 2012.
                                            
     A embromatologia é a “ciência empírica que estuda a desnecessidade urgente de contradizer o que não se disse por meio de atrativos encomiásticos ou de jogos de falsas promessas.” Alguma dúvida sobre este conceito?
     Certamente você não entendeu nada! Isso significa que embromei até mesmo em conceituar o termo, apelando para um discurso de protelar, calotear, sempre utilizando uma linguagem imprecisa.
     A embromatologia significa também querer falar difícil, se utilizando do metódico tradicional e, muitas vezes tornando-se repetitivo, prolixo, literalmente extenso, nada simples e objetivo.
     Abaixo, um texto acadêmico-ciientífico que retrata o ‘embramation’, que se estende desnecessariamente, numa verdadeira afronta à argumentação clara:
 “A retroação opcional combinada requer que a flexibilidade estatizada central seja alcançada por meio da implementação logística sistemática, caso contrário, a planificação paralela global não atingirá a estratégia operacional equilibrada.”
     Vejam alguns exemplos de embromação jurídica, numa coletânea de citações imprecisas e até mesmo prolixas, num contexto sem precedente:
A) De um promotor em um processo. “A matéria em baila é unicamente de direito. Ainda que seja também de fato, não demanda lastro Probatório.”
B) De uma petição. “O devedor pode ser localizado na casa nº 3.567 da rua que fica aos fundos do cemitério do Basílio, em Ilhéus, não precisando o oficial de justiça alegar medo, como pretexto para não realizar a diligencia, porque se trata de rua despovoada de almas do outro mundo.”
C) De uma contestação em ação de investigação de paternidade. “O contestante nega ser o pai da criança, pois não chegou à mãe do investigante. Mesmo tendo sido uma noite de orgias, com vários participantes, o investigado limitou-se a uma única cópula, com outra pessoa da roda, após o que ficou com tiche murcho.”
 D) Descrição de penhora de um bem da Igreja de São José, em Itabuna. “(...) um crucifico amarelo parecendo de ouro maciço, medindo um palmo de altura, marca INRI - sem data de fabricação e sem número de série (...).”
E) De uma contestação com o réu tentando explicar que não se escondera do Oficial de Justiça. “O réu jamais se furtou ao recebimento da citação. Ocorre que resido no conjunto da Urbis em Ilhéus, onde tem várias casas iguais, uma espécie de apartamento deitado.”
     Escrever com embromatismo e pedantismo é fácil; difícil mesmo é escrever de modo simples e objetivo.

*Elias Reis, Articulista e Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e discente do curso de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...