terça-feira, 3 de abril de 2012

Vitória dos Trabalhadores em São Roque do Paraguaçu


Trabalhadores voltam ao trabalho nesta segunda-feira (02), após conquistarem um dos maiores reajustes salariais do país
Vitória dos Trabalhadores
Após 17 dias de paralisação, os aproximadamente 3.000 trabalhadores de São Roque do Paraguaçu que estavam em greve desde o dia 20 de março aprovaram por unanimidade durante assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (02), a proposta de reajuste salarial de 10,5%; Cesta básica R$: 250; PLR de 480 horas para encarregados e de 600 horas para supervisores e assistentes; Horas extras de segunda a sexta: 70%, as duas primeiras horas e 100% a partir da terceira hora, sábado: 100%, domingos e feriados: 120%; Compensação dos 17 dias de greve durante três sábados alternados com jornadas de oito horas. A categoria retornou ao trabalho hoje, a partir das 13h.
HISTÓRICO
Os trabalhadores que são responsáveis pela manutenção e construção da plataforma da Petrobras e tem a data base em 1º de março, sugeriram e aprovaram a pauta de reivindicações para 2012, além de definir uma agenda estratégica para as negociações. A categoria exigiu a conclusão das negociações até a primeira quinzena de março e assim foi estabelecido um calendário com o sindicato patronal.
Esgotadas as negociações com o patronal a categoria aprovou em assembleia a deflagração da greve. No total, foram realizadas cinco rodadas de mediação, uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho – TRT e três rodadas de mediação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE até que o acordo fosse fechado. “Esse foi um processo de aprendizado em que houve maturidade das empresas, do sindicato e dos trabalhadores com o fechamento do acordo no momento certo e o mais importante é que conseguimos um resultado positivo, através da tratativa direta”, declara o vice-presidente do Sintepav-BA, Irailson Warneaux (Gazo).
Para o presidente do Sintepav-BA, Bebeto Galvão, a Campanha Salarial 2012 de São Roque do Paraguaçu que tem o mote Lutar por Direitos e pelas Pessoas emocionou os trabalhadores e a sociedade, ganhando o canteiro de obras e a estratégia consistiu em traduzir a riqueza gerada e o bom momento da construção, numa agenda nacional e estadual de negociações com pauta distributiva da riqueza.
Ascom Sintepav

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...