domingo, 17 de fevereiro de 2013

Após gafe em abadá, Olodum marca show para torcida do time do Vitória

Apresentação será realizada antes do jogo entre o clube baiano e o Ceará.
Antes do carnaval, palavra 'vice' foi inscrita no escudo que estampou abadá.

Do G1 BA, com informações do Globoesporte.com
fantasia  (Foto: Reprodução)Nove 'vice' foi impresso no lugar do brasão do Vítória
(Foto: Reprodução)
Após cometer uma "gafe" na confecção dos abadás do carnaval de Salvador, o bloco afro Olodum já marcou o show - como prometido - em homenagem ao Vitória no domingo (17) antes da partida que será realizada no estádio Manoel Barradas, o "Barradão".
A polêmica aconteceu porque foi inserida  a palavra "vice" no símbolo do Vitória em mais de dois mil abadás, o que repercutiu entre os torcedores e nas redes sociais. A gafe, que virou motivo de piada entre torcedores do Bahia nas redes sociais, não foi bem recebida por torcedores do Vitória. Vários procuraram a direção do clube para pedir medidas contra o bloco.
A partida deste domingo será realizada às 16h [horário de Brasília] entre Vitória e Ceará pelo jogo de volta da Copa do Nordeste. O Olodum fará uma apresentação para a torcida da equipe baiana com percurssionistas, além dos cantores da banda, Mateus Vidal e Nadjane Souza. No show, estarão as canções “Protesto Olodum”, “Faraó” e “Egito Madagáscar”.
Polêmica
No dia 5 de fevereiro, a organização do Olodum explicou o erro. “O designer baixou o símbolo em um site que escrevia aqueles dizeres do clube e não viu o erro. Quando me falaram, eu não acreditei. Vi a foto, mas pensei que alguém tinha levado para casa e feito aquilo no computador, uma montagem. Mas aí me trouxeram a camisa e eu vi que era verdade”, explicou o vice-presidente do Olodum, Marcelo Gentil. "A primeira providência foi de retirar os abadás de circulação”, disse Gentil.
De acordo com a assessoria do Olodum, 2.500 camisas foram confeccionadas com o erro. Destas, 140 já tinham sido entregues nos postos de distribuição da capital antes de serem recolhidas para o reparo. Para corrigir o problema, o bloco entrou em contato por telefone com os associados, solicitando a troca das camisas.
“Também preparamos uma carta de retratação que foi de imediato enviada à diretoria do Esporte  Clube Vitória. Além disso, preparamos meios de retratação para com o clube e para o folião que recebeu o produto errado”, acrescentou.
Letra 'D', onde ficava o erro, recebeu nova coloração e escudos de times foram retirados (Foto: Egi Santana/G1)Letra 'D', onde ficava o erro, recebeu nova coloração e escudos de times foram retirados (Foto: Egi Santana/G1)
O Olodum desfilou no carnaval com o tema "samba e futebol". O designer que confeccionou as camisas foi procurado, mas disse que não poderia comentar o assunto.
 O Vitória entrou em contato com a diretoria do bloco para resolver a situação. De acordo com o diretor de marketing do clube, Adilson Batista, Vitória e Olodum chegaram a um entendimento sobre o problema, mas ressaltou que o clube não gostaria de se manifestar sobre o assunto.
"O posicionamento do Vitória foi direto com o Olodum. O nosso presidente se comunicou diretamente com o João Jorge, presidente do bloco, e eles trataram o assunto. O Vitória prefere não comentar porque acredita que não é necessário. Houve um erro, esse erro foi corrigido com muita boa vontade, então entendemos que não é preciso comentar o ocorrido", disse o Batista.
Retratação
Após o incidente, o bloco Olodum divulgou uma nota, assinada pelo presidente da entidade, João Jorge, onde se retrata do equívoco. “Pedimos oportunamente desculpas ao time Esporte Clube Vitoria, pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém, tão pouco prejudicar a imagem de tão honroso e respeitoso clube que desde muito alegra a sociedade baiana”, disse a nota.
A nota do Olodum ainda lembra o ranking divulgado pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), que colocou o Vitória como melhor clube do nordeste. A nota ainda informa que a direção do bloco determinou o imediato recolhimento das fantasias. A Central do Carnaval, entidade responsável pela distribuição dos abadás, disse que a entrega das fantasias do bloco está suspensa desde segunda-feira. Os abadás com o escudo errado foram recolhidos pelo bloco. A distribuição recomeça nesta quarta-feira.
Confira a íntegra da retratação do Olodum:
A ASSOCIACAO CARVALESCA BLOCO AFRO OLODUM, vem através desta nota registrar seu pedido de retratação ao ESPORTE CLUBE VITORIA e a todos seus torcedores.
Pedimos oportunamente desculpas ao time Esporte Clube Vitoria, pois o ato em si não teve, em absoluto, a intenção de atingir pessoalmente a ninguém, tão pouco prejudicar a imagem de tão honroso e respeitoso clube que desde muito alegra a sociedade baiana. Sobretudo e mais recentemente, depois de informações veiculadas pela IFFHS – Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, que demonstram o Esporte Clube Vitória como o melhor time do Norte e Nordeste neste início do século XXI.
Gostaríamos de reiterar a retratação pública com a consciência de que atos como estes não mais se repetirão, pois, tratou-se de um erro humano, nada portando de cunho pessoal e desrespeitoso. Em tempo, informamos que determinamos o imediato recolhimento das fantasias que estão sendo distribuídas na Central do Carnaval, e que as mesmas não serão utilizadas em qualquer evento da instituição.
Atenciosamente;
João Jorge Santos Rodrigues
Presidente
Marcelo Gentil
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...