sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Encontro discute cooperação entre Prefeitura de Ilhéus e Sesab

 Secretária de Saúde, Ledivia Espinheira em reunião com equipe da Sesab - Foto Alfredo Filho - Secom (3)
Deflagrar um processo de cooperação entre a Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus, visando o fortalecimento da atenção básica no município, foi a principal proposta da reunião que aconteceu na quarta-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o dia. Além da secretária Ledívia Espinheira, o evento também contou com a presença do diretor de Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, da coordenadora da 6ª Dires, Sonilda Melo, do presidente do conselho municipal de Saúde, Yolando Souza, e de técnicos e sanitaristas do município e do Estado.
Na abertura do encontro, logo após lembrar o caos absoluto encontrado na saúde do município, com problemas na rede física de atendimento, greve de servidores e dívidas que ultrapassam os R$ 6 milhões, a secretária Ledívia Espinheira afirmou que o momento é de “arregaçar as mangas e dar início à reconstrução da saúde em Ilhéus”. Segundo ela, a ideia é reorganizar as unidades de atenção básica, através de ajustes na estrutura física, do funcionamento de programas importantes e da motivação aos profissionais do município. “O esforço, agora, é colocar essas unidades para funcionar com o objetivo de oferecer à nossa população um atendimento de qualidade”, disse.
 Por sua vez, o diretor de Atenção Básica do Governo do Estado, Ricardo Heinzelmann, explicou que o apoio da Sesab se dará através de visitas técnicas mensais ao Município de Ilhéus. “A proposta é contribuir para o processo de formação e educação permanente da equipe de gestão e dos profissionais ligados à Saúde da Família”, garantiu. Ainda segundo ele, o processo de cooperação técnica também será importante para que Ilhéus consiga captar recursos junto ao Governo do Estado e Governo Federal com vistas à aquisição de equipamentos, pagamento de custeios e melhoria de sua infraestrutura de saúde, incluindo reforma, ampliação e construção de novas unidades.
Ricardo Heinzelmann adiantou, ainda, que a Sesab também poderá disponibilizar a ministração de alguns cursos de especialização em saúde coletiva e em saúde da família. “Tudo, enfim, com a finalidade de auxiliar a Secretaria de Saúde de Ilhéus a organizar a gestão da atenção básica e a implantar um apoio institucional permanente”, esclarece, reforçando que, durante o encontro desta quarta-feira, “iniciamos a discussão de um plano de ampliação da cobertura de atenção, através da saúde da família e da qualificação básica, visando o funcionamento de unidades resolutivas, capazes de prover um bom atendimento e, com isso, desafogar os hospitais”, disse.
Vistorias – Durante a reunião, a secretária Ledívia Espinheira apresentou os dados iniciais coletados pelo corpo técnico da Sesau durante as vistorias às unidades de atenção básica que vêm sendo realizadas desde o mês passado. “Neste primeiro momento, a ideia é recuperar as unidades e formar as equipes de trabalho para que esses equipamentos voltem a funcionar adequadamente. No futuro, com o apoio dos governos do Estado e Federal, queremos promover a ampliação da nossa rede”, comentou.
         Também conhecida como atenção primária, a atenção básica à saúde foi definida, em 1978, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “atenção essencial à saúde, baseada em métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias presentes nas diversas comunidades. A atenção básica é parte integral do sistema de saúde, sendo um dos enfoques principais do desenvolvimento social e econômico global das populações. É o primeiro nível de contato dos indivíduos com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo, assim, o primeiro elemento de um processo de atenção continuada.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...