domingo, 8 de fevereiro de 2009

Ba-Vi coloca rivalidade à prova e vale a liderança do Baianão

Após seis rodadas disputadas no Campeonato Baiano, Bahia e Vitória se encontram neste domingo para realizar o primeiro Ba-Vi do ano. O clássico promete ser um dos mais disputados dos últimos anos, com ingredientes de sobra para esquentar o duelo dentro do gramado do Barradão.

O Bahia vem de um processo de reformulação na administração e tem como o responsável pela montagem de um novo time o ex-presidente do arquirrival, Paulo Carneiro. O ex-cartola rubro-negro é o diretor de futebol do Bahia, que contratou 21 reforços para a temporada além de uma nova comissão técnica, capitaneada por Alexandre Gallo.

Por assumir um posto no Bahia, Paulo Carneiro é vítima de um processo de expulsão do Conselho Deliberativo do Vitória. O time rubro-negro também passou por uma grande reformulação este ano. Entre novos contratados e jogadores que voltaram ao clube, são 16 nomes que tentarão o tricampeonato Estadual, além da Copa do Brasil, Brasileirão da Série A e Copa Sul-Americana.

Apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento com a derrota por 1 a 0 para o Fluminense de Feira na última rodada, o Vitória entra em campo como o líder com 15 pontos. Já o Bahia vem de uma seqüência de quatro triunfos e ocupa a vice-liderança com 13 pontos, mas tem um jogo a menos a ser realizado contra o Madre de Deus no sábado de Carnaval.

O Tricolor vai entrar em campo com a moral de ser a única equipe invicta da competição e a que detém o melhor aproveitamento: 86%. Além disso, o Bahia não perde para o Vitória no Barradão há três anos. No último jogo na casa do rival, a equipe tricolor goleou por 4 a 1. As duas maiores forças do estado se encontrarão para disputar o 414º Ba-Vi.

O Bahia leva ampla vantagem na história dos confrontos com 169 vitórias contra 121 do Vitória e 123 empates. Analisando os últimos 19 anos, no entanto, o Vitória supera o Bahia. Foram 47 triunfos para o Rurbro-negro contra 40 do Tricolor e 34 empates.

Para o duelo deste domingo, o técnico Vágner Mancini fez treino secreto mais não deu para esconder o time. Apodí, poupado da última partida, está de volta e o meia William também retorna após cumprir suspensão automática.

No Bahia, o técnico Alexandre Gallo aguarda a posição do departamento médico em relação à situação do goleiro Marcelo, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Se não der para Marcelo, Fernando será o titular.

Gallo também deixa para os vestiários a confirmação do retorno do volante Élton, que desfalcou a equipe no último jogo por causa de uma contratura muscular, mas já está recuperado. O treinador pode manter o Léo Medeiros, que substituiu Élton contra o Alagoinhas.

Mais cinco jogos completam a sétima rodada do Campeonato Baiano: Feirense x Fluminense-BA; Itabuna x Colo-Colo-BA; Alagoinhas x Camaçari; Ipitanga x Madre de Deus e Poções x Vitória da Conquista.

VITÓRIA x BAHIA

Data: 08/02/2009 (domingo)
Horário: às 17h (18h em Brasília)
Local: estádio Barradão, em Salvador
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira e Raimundo Carneiro de Oliveira (BA)

VITÓRIA
Viáfara; Apodi, Thiago Gomes, Anderson Martins e Bosco; Vandeson, Bida, Jackson, André Luis e Willian; Washington.

Técnico: Vágner Mancini

BAHIA
Fernando (Marcelo); Patrício, Alison, Nen e Rubens Cardoso; Leandro, Élton (Léo Medeiros), Hélton Luiz e Ananias; Beto e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Alexandre Gallo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...