domingo, 8 de fevereiro de 2009

Prefeitos do Sul da Bahia e secretários estaduais debatem ações nos municípios

Os secretários estaduais de Educação, Adeum Sauer, e de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence participaram hoje (7) em Itabuna, de um encontro com prefeitos do Sul da Bahia. O encontro, coordenado pelo deputado federal Geraldo Simões (PT) teve o objetivo de mostrar a atuação do Governo da Bahia nos municípios e ouvir reivindicações dos prefeitos para a educação, saneamento básico e urbanismo. "O governador Jaques Wagner vem realizando um grande trabalho e a partir deste ano as ações serão intensificadas, com investimentos que vão resultar na melhoria da qualidade de vida da população", disse Geraldo Simões. Ele vem atuando como interlocutor dos prefeitos junto ao Governo Estadual e ao Governo Federal.

Um exemplo desse trabalho é a reivindicação, já atendida pelo ministro da Previdência José Pimentel, para a implantação de agências do INSS em Camamu, Ibicarai, Ibirapitanga, Itororó, Prado, Santa Cruz Cabrália, Una e Uruçuca, facilitando o acesso de pessoas que necessitam dos serviços previdenciários. No próximo dia 11, os prefeitos das cidades que receberão as agências, participam, juntamente com Simões, de uma audiência com o ministro Pimentel em Brasília.

A reunião em Itabuna contou com a participação dos prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite (presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira-Amurc); Camamu, Ioná Queiroz (presidente da Associação de Municípios do Baixo Sul-Amubs) Coaraci, Josefina Castro; Ibicaraí, Lenildo Santana; Itapitanga, Dernival Dias; Potiraguá, Olyntho Alves Moreira; Itororó, Adroaldo Almeida; Pau Brasil, Antonio Prado; Ibirapitanga, Antonio Conceição Almeida(Gude); Itapetinga, José Carlos Moura; Gongogi, Altamirando de Jesus Santos(Sapão); e de Arataca, Agenor Birschner. Também estiveram presentes secretários municipais, representando os prefeitos de Itamaraju, Mascote e Itacaré.

Também estiveram presentes vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e dirigentes de órgãos estaduais, além dos deputados estaduais Jota Carlos e Capitão Fábio, o diretor de relações institucionais da Petrobrás Rosemberg Pinto e o presidente estadual do PT Jonas Paulo. "Vamos estabelecer um diálogo mais estreito entre o governador e os secretários com os prefeitos, que conhecem mais de perto as necessidades da população", destacou o deputado estadual Jota Carlos.

Interação

O prefeito de Uruçuca e presidente da Amurc, Moacyr Leite Júnior, destacou a importância do encontro como forma de aproximar os municípios dos programas dos governos federal e estadual. "Encontros como esse criam um vínculo mais próximo com os governos centrais. Vamos também implantar, na Amurc, reuniões como essa. Queremos programar a vinda de secretários e técnicos do governo estadual a cada mês na sede da Amurc, para estreitar esses laços dar suporte aos nossos prefeitos", adianta Moacyr Leite.

Quem também aprovou a idéia do encontro foi a presidente da Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), Ioná Queiroz. Para ela, reuniões como essa estreitam as relações dos municípios com o governo estadual. "A conseqüência positiva do encontro é a maior proximidade dos prefeitos com as secretarias estaduais e empresas públicas federais, a exemplo da Petrobrás. Isso fortalece as políticas públicas do estado e do governo federal no município, o que beneficia a população de uma forma geral", observou a prefeita Ioná Queiroz.

Para o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida, esses encontros se constituem numa oportunidade para atrair investimentos como obras e programas sociais. Além disso, Adroaldo buscou viabilizar uma parceria com a Petrobrás para os festejos juninos nos municípios, apoiando uma das mais ricas manifestações culturais do Nordeste. Já Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí fez contatos para a melhoria do ensino público, ampliação do saneamento básico e construção de casas populares na cidade. "Hoje, através do deputado Geraldo Simões, temos um canal direto com o governador Jaques Wagner e o presidente Lula".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...