domingo, 1 de fevereiro de 2009

Dia de Iemanjá em Itacaré terá procissões terrestre e marítima

Flores, perfumes, leques, sabonetes e espelhos estarão entre os presentes para Iemanjá, que serão lançados ao mar de Itacaré, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Os festejos começam a partir de meia-noite, com o toque dos atabaques dos candomblés. A partir das 14 horas, será iniciada a procissão terrestre, saindo da Colônia de Pesca Z-18. O cortejo irá em direção ao porto, onde 10 embarcações estarão esperando as oferendas.
A festa em honra à rainha do mar reunirá dois terreiros de candomblé da cidade, de Dona Noca e Dona Júlia, além da yalorixá de Brasília, Ilda de Xangô. As oferendas a Iemanjá serão levadas em seis balaios confeccionados por artesãos locais e decorados pelos devotos da orixá, que é uma das mais cultuadas no Brasil.
Os festejos serão realizados pela comunidade, comerciantes de Itacaré e Clube da Melhor Idade Alegria de Viver. A celebração também contará com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Turismo. “A festa de Iemanjá é uma das mais tradicionais do nosso país e não poderia deixar de acontecer na nossa cidade”, declarou a secretária Diana Quadros.

Festa de Iemanjá
Iemanjá é uma deusa abrasileirada, resultado da mistura de elementos europeus, ameríndios e africanos. Ela chegou ao Brasil como resultado da mistura de Kianda angolense (deusa do mar) e Iemanjá (deusa dos rios). O corpo de peixe vem das sereias européias e os cabelos longos e negros remetem à origem indígena, a Iara dos tupis. Seu nome deriva da expressão Yèyé omo ejá, que significa mãe cujos filhos são peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...