sábado, 14 de maio de 2011

Itacaré supera meta no “Brasil Alfabetizado”

 Coordenadores e alfabetizadores são capacitados para o Brasil Alfabetizado.

O número de jovens, adultos e idosos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado superou a meta da Secretaria de Educação de Itacaré que, nesta fase inicial, previa beneficiar 800 pessoas, mas que já tem mais de 1.200 inscritos na sede e no campo. Para transmitir conhecimento para os novos alunos, entre segunda-feira e ontem (quarta-feira, 11), 18 coordenadores de turma e 124 alfabetizadores participaram de um curso de formação.
Os educadores vão atuar em praticamente todas as regiões do município de Itacaré e têm o desafio de levar conhecimento para jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade regular. Os alunos terão oito meses para aprender a ler e escrever.
A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado nos Distritos e na Zona Rural de Itacaré, Munick Lima, afirma que os alfabetizadores usarão técnicas que vão facilitar o entendimento dos alunos que antes não tiveram acesso a escola.
Munick explica que o objetivo do programa é possibilitar o contato com as letras e a inclusão das pessoas em projetos importantes para suas comunidades. “Há pessoa que, por não saber ler, fica impossibilitada de participar mais ativamente dos projetos de interesse da localidade em que vive”.
Apoio
O alfabetizando recebe todo o material escolar, merenda e, no final do curso, o certificado. Além de conhecimento, o Brasil Alfabetizado contempla os alunos com exames oftalmológicos e doação de óculos para aqueles que precisam.
Os coordenadores de turma e alfabetizadores recebem material de apoio e bolsas em dinheiro do Ministério da Educação. “O suporte financeiro vai ajudar muito, mas o mais importante é saber que estarei ajudando muita gente a deixar a condição de analfabeto”, afirma Rafael Bispo dos Santos Neto, que vai lecionar para uma turma na região de Pé de Serra.
A alfabetizadora Márcia Lima dos Santos conta que se empolgou com programa ao conhecer uma senhora que foi fazer a carteira de identidade e ficou com vergonha porque não sabia escrever o nome. “Ela viu crianças de 10 anos assinando e voltou para casa decidida aprender”.
Márcia diz que é esse tipo de pessoa que espera ajudar durante os oito meses de curso. “Uma das melhores coisas do mundo é ser independente para saber identificar a rua em que está transitando ou itinerário de um ônibus”. Ela vai lecionar para turmas da Ribeirinha e Ladeira Grande, na sede de Itacaré.
 
Ascom Itacaré
73-9981-2000
73-8866-2913


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...