quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ilhéus: Vereador Lukas Paiva visita postos de saúde completamente abandonados

 
 
Fotos do posto do Basilio
 
 
 
Fonte: Assessoria imprensa do Vereador Lucas Paiva 
O vereador Lukas Paiva (PMN), esteve na tarde de quarta-feira (13) visitando alguns postos de saúde de Ilhéus e constatou o descaso com a saúde pública local.


A convite do presidente da Associação de Moradores do Basílio, Ednei Portugal, o vereador esteve na Unidade da Saúde da Família I e II, e se assustou com a situação.


“Abandono total”, assim o edil classificou o quadro que se deparou. Armários abarrotados de remédios ainda aptos para o uso, entre eles Glibexil, indicado para indivíduos portadores de diabetes tipo 2, além de varias caixas de Hipoten, com validades vencidas em janeiro de 2013,  indicado para o tratamento da pressão alta, crise aguda de pressão alta e doença coronária.


Ednei Portugal explicou que o posto está fechado há quatro meses, e há três meses foi iniciada uma reforma, parada por causa da mudança de governo. Ele ressaltou que o posto está praticamente pronto, faltando apenas alguns acabamentos e que atual gestão nem sequer analisou a situação do posto.


No local, o vereador encontrou vários aparelhos de ar condicionado novos, alguns instalados e outros encaixotados, além de aparelhagens de dentista, se perdendo em meio ao completo abandono.  

Lukas Paiva, lamentou a irresponsabilidade das duas administrações, já que ao fechar o posto, teriam que alugar uma casa da comunidade para manter os serviços funcionando, e, principalmente, a atuação da atual gestão, que até o momento, com 45 dias de governo, ainda não saiu da teoria para a prática.


O posto Sarah Kubitschek, situado no Parque Infantil, também vem passando por grandes dificuldades, assim como todos os outros. Um deles é a falta de médico, que, um decreto do prefeito Jabes Ribeiro, extinguiu todos os contratos de trabalho sem observar a necessidade básica da população.


Na policlínica da Conquista, o vereador se deparou com muitas reclamações da população, que se queixa do fechamento da farmácia, além de falta de medicamento para curativos.


Toda essa situação acarreta na sobrecarrega do Hospital Regional Luiz Viana Filho. Tudo isso causada pela incompetência da gestão pública municipal, que não consegue manter o atendimento básico de saúde à população.

Policlinica da Conquista - fechada
 Posto Sarah Kubitschek - Malhado -Fechado



 Lukas Paiva prometeu fazer uma visita à secretária de Saúde, para saber quais as medidas estão sendo adotadas para resolver os problemas encontrados nos postos. Mas antes, salientou, encaminhará ao Ministério Público Federal denuncia contra as duas administrações, por descaso com a saúde pública, já que as verbas são carimbadas e chegam mensalmente aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...