sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Matrícula na rede estadual começa a partir da próxima terça-feira

Pela primeira vez, a matrícula estará disponível para ser realizada pela Internet
 
Postado em por Brasil Vitrine

A Matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia acontece no período de 19 e 28 de fevereiro. O calendário está subdividido para oferecer mais comodidade e segurança aos estudantes e seus responsáveis. De 19 a 22 de fevereiro, vai ser realizada a matrícula para alunos da rede pública (rede estadual e redes municipais), já de 25 a 28, acontece a matrícula para estudantes oriundos da rede privada e de outros Estados. A matrícula poderá ser realizada presencialmente em qualquer escola da Bahia, independentemente daquela em que o estudante deseja estudar.
 
Pela primeira vez, a matrícula estará disponível para ser realizada pela Internet para alunos oriundos da rede municipal também de Feira de Santana, assim como já acontece em Salvador. Para os estudantes que já fazem parte da rede estadual, a matrícula pela Internet está disponível em todos os municípios.
 
Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos. “A Secretaria elaborou um calendário organizado que facilita todo o processo de matrícula, além de utilizar recursos importantes, como a Internet. Com isso, não existe mais a necessidade do aluno ou familiar acordar muito cedo e esperar em longas filas. Em qualquer escola, a matrícula pode ser realizada de maneira informatizada”, disse Eliana Carvalho, diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, ressaltando a importância de alunos e responsáveis observar os prazos e o detalhamento do calendário.
 
Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, acontece o período de transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. Nos dias 21 e 22, é a vez dos alunos das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano (ensino fundamental I) ou 8ª série/9º ano (ensino fundamental II), quando a escola não oferece a série/ano seguinte.
 
Já o período de 25 a 28 é reservado para estudantes novos, oriundos da rede privada e de outros Estados. Neste caso, os dias 25 e 26 são destinados ao ensino fundamental, e os dias 27 e 28 ao ensino médio.
 
Senha
Para facilitar a matrícula pela Internet, cada estudante, tanto da rede estadual, como concluintes do ensino fundamental I ou II das redes municipais de Salvador e Feira de Santana, recebeu carta da Secretaria da Educação com uma senha para acessar a página correspondente no Portal da Educação.
 
Os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola e realizaram a renovação já têm a vaga garantida pela Secretaria da Educação do Estado. Cerca de 700 mil alunos beneficiaram-se com essa medida, facilitando, assim, o planejamento de vagas para a matrícula de novos alunos. Aqueles estudantes que não realizaram a renovação em suas escolas devem seguir o calendário regular de matrícula. Vale destacar que todo o processo é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) - ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas como pela Internet.
 
Documentação para a matrícula – Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.
 
Calendário de Matrícula 2013
 
Alunos da Rede Pública
19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
 
21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte.
 
Alunos Novos
25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o ensino fundamental.
 
27 e 28 de fevereiro – Matrícula para o ensino médio.
 
Educação Profissional
9 a 23 de janeiro – Inscrição (sorteio eletrônico) para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de educação - estadual/ federal ou municipal.
 
5 de fevereiro – Realização do sorteio eletrônico.
 
26 e 27 de fevereiro – Confirmação do sorteio eletrônico, obedecendo à ordem de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...