sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretaria começa a reativar postos de saúde em Ilhéus

 
Secretária Ledívia Espinheira em reunião com técnicos da Saúde - Secom Ilhéus

A Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a reativação dos postos de saúde no município, visando normalizar o atendimento à população, especialmente aos mais carentes. A secretária Ledívia Espinheira disse que já nesta próxima semana estarão funcionando os postos médicos da Urbis, do Teotônio Vilela, do Centro Social Urbano da Barra e do Sarah Kubitscheky, no Malhado. Ela ainda informou que a Policlínica Halil Medauar, localizada no bairro da Conquista, também está prestando atendimento médico especializado à comunidade.
Ledívia Espinheira observa que a situação na saúde municipal é complexa, em virtude do quadro caótico que encontrou na secretaria. “O município, como um todo, encontra-se em grande dificuldade. No caso da saúde, entendemos a queixa da população, pois gostaríamos de dar resposta mais imediata aos problemas, mas pedimos paciência porque estamos reestruturando toda a nossa rede de atendimento”, afirmou.
DADOS APAGADOS - A equipe da Secretaria de Saúde está trabalhando com empenho para recuperar informações que foram apagadas dos computadores na administração passada, inclusive no sistema da Central de Regulação, o que causou prejuízos financeiros à rede pública de saúde. “Com os dados que conseguimos obter até agora, a Secretaria estava trabalhando com uma cobertura de 33 por cento na atenção básica, que é muito baixa para um município do porte de Ilhéus. Um dos nossos objetivos é, inclusive, ampliar esse percentual”, afirmou.
Além de viabilizar o atendimento médico nos postos de saúde da Urbis, do CSU, Malhado e Teotônio Vilela, já estão sendo oferecidos também serviços de enfermagem, vacinação e distribuição de medicamentos. Também há atendimento médico regular nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Nelson Costa e do Nossa Senhora da Vitória.
Ledívia Espinheira explica que a falta de médicos ocorreu em virtude da demissão dos profissionais não efetivos, mas que o governo vai divulgar, nos próximos dias, um edital de seleção pública para o preenchimento de vagas emergenciais na saúde. Além disso, o Programa de Saúde da Família vai ganhar o reforço de uma equipe de médicos residentes, a partir de março, que será enviada pelo Governo Federal, através do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).
A secretária de Saúde informou ainda que o atendimento de urgência feito pelo SAMU será ampliado através do projeto de regionalização que está sendo pactuado com outros municípios da região. E garantiu que obteve autorização do prefeito Jabes Ribeiro para regularizar o convênio com entes públicos, com o objetivo de reforçar o atendimento de emergência no Hospital Geral Luiz Viana Filho.
EM REFORMA – Ledívia Espinheira citou os casos dos postos de saúde do Alto do Basílio, Iguape, Herval Soledade (Pontal), Banco da Vitória, Ilhéus II e Nossa Senhora da Vitória, que estão fechados para obras de reforma desde o governo anterior. Acontece que as construtoras contratadas abandonaram as obras, no ano passado, alegando não terem recebido as parcelas de pagamento devidas.
“A situação se complicou porque não houve prestação de contas desses serviços. Mas já estamos conversando com essas empresas, a SC Construtora Ltda. e a Impacto Construção e Incorporação Ltda. no sentido de esclarecermos as dúvidas e retomarmos essas obras”, acentuou a secretária.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...