sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Transporte escolar só é legal com vistoria e alvará

 Transporte Escolar - Foto Gidelzo Silva - (Secom Ilhéus)
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus está realizando vistoria técnica nos veículos de transporte escolar, procedimento essencial para que a atividade possa ser exercida com segurança. Em razão disto, o secretário Isaac Albagli faz um alerta aos pais para que antes de contratar veículos para transportar seus filhos exija que os proprietários e condutores mostrem o alvará que lhes permite prestar aquele serviço legalmente.
As vistorias estão sendo feitas pela Superintendência de Trânsito (Sutran), que exige a instalação de itens obrigatórios, como cintos de segurança, cadeiras apropriadas para crianças abaixo de cinco anos e extintor de incêndio, dentro do prazo de validade, além de verificar o estado de conservação dos pneus, dos faróis e do próprio veículo.
Os pais, portanto, devem ficar atentos e observar se o veículo possui alvará de transporte escolar e o selo da Sutran, no parabrisa dianteiro, informando que o veículo foi vistoriado. Se algum motorista que não realizou a vistoria insistir em circular em situação irregular, poderá ter os documentos apreendidos e ficar impedido de realizar o transporte escolar, até que regularize a situação do veículo.
Durante o ano letivo, a Sutran realizará blitz nas portas das escolas para observar se todos os itens obrigatórios para a segurança dos alunos estão sendo cumpridos. Também serão observados, com rigor, a lotação máxima permitida, o uso de cinto de segurança pelos alunos e motorista e a habilitação do condutor na categoria adequada. Além disso, para veículos acima de  sete lugares, será exigida a presença de um auxiliar, acompanhando o motorista.
O objetivo, sempre, é garantir a segurança dos alunos. Os motoristas de transporte escolar que ainda não realizaram a vistoria do veículo ainda podem comparecer à sede da Sutran, na Avenida Esperança, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, para regularizar a situação e conseguir o alvará.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...