sexta-feira, 8 de junho de 2012

Clima tenso: presidente do PT de Porto Seguro desabafa

 Postado por Bocão News Por: Redação Bocão News


Uma carta emitida pelo presidente do Partido dos Trabalhadores de Porto Seguro, José Armando Ferreira da Silva, caiu como uma bomba no cenário político da cidade, localizada a 707 km da capital baiana.

No dia 3 de junho, o partido selou o polêmico acordo político entre a legenda e o prefeiturável Jânio Natal, com o nome de Gilvan Florêncio como vice em sua chapa. O resultado da votação foi de 65 votos contrários à aliança e 83 votos favoráveis.

Na ocasião, o petista Elio Brasil, emitiu nota e declarou:

“Lamentamos o que ocorreu no dia de hoje, mas venceu a maioria, e agora vamos avaliar com calma qual o rumo que tomaremos. Hoje o PT local é um partido rachado e nós não vamos apoiar o ex-prefeito Jânio Natal, sob hipótese alguma,  pois acreditamos que o prefeito Abade vem fazendo um bom trabalho, muito melhor do que ex-prefeito fez, e não seria honesto da nossa parte apoiar um candidato que não tem nenhuma afinidade com o PT e que fez uma má administração em Porto Seguro. Vamos esperar também qual será a reação da Executiva estadual, pois eles mandaram uma resolução dizendo que a votação não fosse realizada hoje, porém, mesmo assim, o grupo contrário ao nosso pensamento decidiu realizar, com medo que mais adiante conseguíssemos reverter o resultado. Mas isso faz parte da democracia petista”, informou e concluiu Elio Brasil.


Wagner, com Jânio Natal e Gilvan Florêncio, em Porto Seguro
Com isso, como resposta, o presidente do PT escreveu: (veja abaixo nota na integra)

"Foi plantada notícia mentirosa junto ao governo do estado que o Partido dos Trabalhadores - PT, de Porto Seguro, resolveu abandonar o governo Abade(PSB), de última hora, em favor da pré-candidatura de Jânio Natal, a prefeito do município. A verdade é que o PT local deixou o governo Abade há mais de dois anos, logo após o indiciamento do secretário municipal, Edésio Lima, homem de confiança e articulador político do prefeito, que foi denunciado por suspeita de ter mandado matar dois professores do município, diretores da APLB e filiados ao PT, Álvaro e Elisnei.

O ex-secretário de meio ambiente, do município, Helio Brasil, filiado ao PT, que, recentemente, pediu exoneração para candidatar-se a vereador, no município, nunca teve a indicação do partido, para o exercício do cargo, sua nomeação foi feita por livre escolha do atual prefeito. Portanto, o Partido dos Trabalhadores, considera-se fora do governo desde 2010. É regra dentro do PT a contribuição partidária por todos os nomeados por indicação do partido, por este motivo, em todo período que fez parte do executivo municipal, Hélio Brasil nunca se sentiu obrigado em contribuir.

A escolha do nome do pré-candidato Jânio Natal, filiado ao PRP, e base do governador Wagner, foi feita de forma democrática e respeitando todas as regras regimentais do partido, PT, num encontro partidário dos seus delegados credenciados, realizado neste último dia 3 de junho, na câmara municipal, com a decisão de 83 votos a favor e 65 contra. A tese vencedora contempla ao PT a indicação do Vice, na chapa majoritária de Jânio Natal.

Não aceitaremos a mudança das regras, depois do jogo jogado. É anti-democrático e anti-ético. “Tapetão” não é praxe do Partido dos Trabalhadores. Desabafa o presidente da executiva municipal.  José Armando Ferreira da Silva.

Em contato com a reportagem do Bocão News, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, ressaltou que as conversas com o conselho político dos partidos aliados continua e que o martelo não foi batido em nenhuma das 35 maiores cidades do estado, entre as quais Porto Seguro.

Um membro do diretório municipal do PT, que não quis se identificar, se mostrou desconfortável com as declarações do presidente estadual do partido. De acordo com esta fonte, o encontro do diretório foi feito em consonância com o estatuto, portanto, a decisão deve ser soberana.

Nota originalmente postada às 22h do dia 4 em Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...