segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prefeitura inaugura Complexo Pedagógico

Postado por Blog da SMED
Os moradores de Araucária ganharam mais um amplo e estruturado espaço que visa promover o aprendizado e conhecimento. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), inaugurou na tarde de quinta-feira (14) o Complexo Pedagógico Lucy Moreira Machado, no bairro Iguaçu. Neste local, os alunos devem desenvolver no contra turno escolar diversas atividades relacionadas a ciências e a arte. A comunidade também pode encontrar diversos serviços oferecidos na área de educação.

O prefeito Albanor Zezé Gomes, afirmou que a educação tem recebido investimentos maciços, com a construção de novas creches, novas escolas, contratação de profissionais e aplicação do programa Um Computador Por Aluno em Araucária (UCAA). “Todas essas ações mostram o nosso respeito pela educação”, afirmou.
Segundo o prefeito Zezé o espaço trará grandes benefícios à comunidade. “Quando assumimos a gestão este espaço atendia os alunos da Escola Archelau. Aqui ao lado existia apenas um início de construção, que na gestão passada ficou parada por dois anos. Assumimos o compromisso com a população de que iríamos retomar as obras e isso aconteceu, e desde o ano passado os estudantes contam com uma moderna escola. E hoje, entregamos este espaço, totalmente revitalizado, para que nossos alunos e professores desenvolvam bem suas atividades”, destacou o prefeito.
Para a secretária de Educação, Maria José Dietrich, o espaço representa o esforço da administração em garantir uma educação sempre de qualidade. “Neste local os estudantes poderão desenvolver várias atividades na área da ciência e da arte. Que ele possa ser referência, e que instigue sempre a pesquisa e a busca pelo conhecimento”, disse.
Diretrizes
Na oportunidade a diretora geral da Secretaria de Educação, Rosilene Caetano Lago, entregou ao prefeito Zezé um exemplar das novas “Diretrizes Curriculares Municipais da Educação”, produzida por profissionais da rede municipal de ensino, e que devem orientar o trabalho da educação no município.



Estrutura

O antigo prédio da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres passou por uma grande reforma para se tornar um amplo complexo e atender os alunos e profissionais. O espaço foi totalmente revitalizado com diversas melhorias e adaptado para atender também pessoas com necessidades especiais.

O Complexo concentra a partir de agora a Oficina de Arte, o Clube de Ciências, o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O novo espaço conta com auditório, biblioteca, laboratório de informática, duas salas de arte, laboratório de ciências, pátio coberto, cozinha, sala de reuniões, coordenação, área de serviço e demais dependências.

Homenagem
A cerimônia de inauguração foi marcada de muita emoção, para homenagear a professora Lucy Moreira Machado que atuou na rede municipal de ensino por mais de 20 anos e veio a falecer no ano de 2010, vítima de câncer. A solenidade contou com a presença da banda de Pinhais, que é regida por Márcia Regina Mocelin, amiga de Lucy. Também marcaram presença os familiares e amigos da homenageada.
Para o prefeito Zezé o espaço registra o nome de Lucy na história do município. “Ficamos muito felizes em poder homenagear a Professora Lucy, que tanto colaborou com a educação em nosso município”, disse.
Para Maria José, o momento foi muito marcante para todos que conheceram o belo trabalho da homenageada. “Lucy era uma pessoa que falava dos pensadores como se eles fossem seus amigos mais íntimos, seus vizinhos. Considerava o conhecimento uma forma de melhorar sua vida e também dos outros. Ela contagiou o magistério municipal com sua doçura e sabedoria. Esse espaço faz com sua história fique viva, e sempre lembrada por todos” destacou.

Quem Foi Lucy

Lucy Moreira Machado nasceu no dia 22 de outubro de 1960, na cidade Pelotas, Rio Grande do Sul. Formada em Psicologia e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). No ano 1989 precisamente em junho, ela veio morar no município de Araucária.
Em fevereiro de 1990, começou a exercer suas atividades como pedagoga, na Escola Municipal Archelau de Almeida Torres. Era apaixonada pela educação, ministrou vários cursos em sua área. Dedicou-se a estudos sobre gestão e formação continuada.

Em maio de 2007 defendeu sua tese de mestrado. Dois anos depois, no ano de 2009, Lucy teve mais uma grande conquista, a publicação do Livro “Formação Continuada e Gestão da Educação: Por Uma Política de Qualificação”. Lamentavelmente, ela nos deixou em 16 de novembro de 2010.

Presença

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Isac Fialla, da diretora geral da Secretaria de Educação, Rosilene Caetano Lago, dos secretários e diretores municipais, representantes das companhias. Diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e demais autoridades do município.

Mais Fotos
 






































 Para mais fotos Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...