segunda-feira, 27 de maio de 2013

Conferência de Educação reúne 2 mil pessoas

23 Bag 2O Rio Grande do Sul tem se preparado para a Conferência Nacional de Educação (Conae) marcada para fevereiro de 2014. Na última quarta-feira (22) ocorreu em Bagé mais uma etapa intermunicipal. As Secretarias Municipais de Educação de Bagé, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra, Dom Pedrito, Aceguá e Caçapava do Sul promoveram o encontro que reuniu quase 2 mil participantes.

A abertura do evento ocorreu, pela manhã, no Complexo Cultural do Colégio Auxiliadora, em Bagé. O encontro contou com a presença do Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, da Secretária de Educação de Bagé, Janise Collares, dos Prefeitos e dos Secretários de Educação das demais cidades envolvidas, da Coordenadora Regional de Educação da 13ª CRE, Nádia La-Bella, do Presidente da Câmara de Vereadores do município sede, Paulinho Parera, da Vereadora Cláudia Souza. Também presente na ocasião, a Secretária Adjunta da Educação do Rio Grande do Sul, Maria Eulália Nascimento, palestrou sobre "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração", tema da Conae 2014.

Segundo a secretária de educação de Bagé, Janise Collares, "é com a participação popular que vamos conseguir detectar o que ainda precisa ser aprimorado e, assim, contribuir ainda mais com o desenvolvimento do ensino público em nosso país", enfatiza. Já o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, lembrou o tempo em que a educação pública no Brasil era deixada de lado. "Recordo quando saíamos às ruas aqui em Bagé, em Porto Alegre... para termos atendidas nossas reivindicações pela educação. E hoje estamos aqui, em uma Conferência que promove, justamente, a discussão sobre educação", destaca. De acordo com o prefeito, a conferência foi uma importante oportunidade de debate da realidade do ensino público brasileiro e os rumos que se deseja que ele siga.

À tarde, os inscritos se dividiram nos sete colóquios, distribuídos por instituições da cidade, onde foram expostos o Documentos-Referência. A partir da explanação, os participantes defenderam suas propostas e, à noite, ocorreu à plenária final, onde essas propostas foram apresentadas e votadas em conjunto, formando o documento-referência final, que será enviado à Etapa Estadual, marcada para Porto Alegre, no mês de outubro.

Com informações da Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Educação de Bagé
Postado por Conae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...