sábado, 14 de setembro de 2013

Participação da Marinha, Corpo de Bombeiros e do Nepsi dinamiza mutirão no Salobrinho

 
 
 
 
 
Mutirão da Cidadania no Salobrinho - Foto Roberto Santos
 

Além dos serviços de saúde e assistência social, moradores do Salobrinho tiveram acesso às informações sobre as corporações da Marinha e dos Bombeiros, bem como orientações sobre prevenção às DSTs.
 
O Bairro do Salobrinho foi contemplado nesta sexta-feira, dia 13, com o Mutirão da Cidadania, que entre vários serviços ofertados pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), contou com a presença de novos parceiros como o 5º Grupamento de Bombeiros, a Marinha do Brasil e da organização não governamental Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi). O evento ocorreu na sede do Cri’Art no período das 8às 14horas e contou com a participação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, dos secretários Jamil Ocké (SDS) e Antônio Ocké (Sesau) e dos vereadores Tarcísio Paixão e James Costa.
 
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a concentração de serviços públicos nos bairros do município promove uma maior interação entre cidadão e poder público, ampliando as práticas democráticas. “Faz parte da nossa gestão ampliar a participação popular em todas as esferas, por isso criamos mecanismos de levar aos bairros os nosso serviços e criamos o Pacto por Ilhéus, onde a sociedade organizada pode avaliar, opinar, elogiar e sugerir formas de melhor atendermos às necessidades dos cidadãos”, frisou. 
 
Pela primeira vez no mutirão promovido pela Prefeitura de Ilhéus, a equipe da Marinha do Brasil levou à população informações sobre a forma de ingressar na corporação bem como sobre as atividades desenvolvidas, especialmente,o trabalho de combate à poluição das águas e de vigilância das navegações. Outra inovação deste mutirão foi a participação da equipe da Central de Regulação, realizando o cadastramento da população no Cartão Nacional de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O 5º grupamento de Bombeiros de Ilhéus participou do evento, orientando as crianças sobre as regras de trânsito para o pedestre, com a entrega de panfletos informativos. Os agentes também explicaram sobre a corporação e suas funções na sociedade. A equipe do Nepsi participou do evento com a entrega de preservativos, explicando a importância para a prevenção dedoenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
 
Para o vereador James Costa, “o mutirão é fundamental no bairro para que a população possa usufruir dos serviços e ter acesso aos atendimentos básicos como Bolsa Família, consultas com pediatras, vacinação e pesagem”. O vereador Tarcísio Paixão ressaltou que “o atendimento prestado pelo mutirão tem a função de assistir momentaneamente a população do bairro e serve também para acelerar a implantação e execução dos serviços sociais na comunidade”.
 
Próximos eventos – Os próximos eventos deste mês serão realizados no Bairro do Nelson Costa (20/09) e no vilarejo de Mamoan (27/09). A população de cada localidade irá contar com cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CredBahia.
 
Também serão realizadas inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigos Peti e Projovem).  A população também receberá orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços prestados à população serão corte de cabelo, informações sobre serviços do SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.
 
A Sesau irá promover palestras e pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). Também serão realizados atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e orientações nutricionais. Através do odontomóvel, a secretaria fará a limpeza dentária e aplicação de flúor nos cidadãos que comparecerem ao mutirão.
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...