Luiz Machado - Presidente do Sinsep.
Luiz Machado - Presidente do SINSEPI

Nesta tarde (10), o presidente do Sinsepi ( Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus), Luiz Machado, concedeu entrevista ao programa Tropa de Elite (Rádio Bahiana), apresentado por Marinho Santos e Robertinho Scarpita. Ele falou sobre a crise do governo municipal, a greve e a eleição para a presidência do Sinsepi.

A Chapa Luta e União, liderada por Luiz, não terá concorrência na eleição da próxima sexta-feira (13). Uma segunda chapa tentou concorrer. Entretanto, não apresentou toda documentação exigida a tempo. A comissão eleitoral ainda estendeu o prazo por mais 72 horas, mas os documentos não foram entregues.  O Presidente pediu que todos os servidores votem no dia da eleição. Contudo, ressaltou que não há motivos para uma “festa eleitoral”. “Ilhéus sofre”, resumiu.

Em relação ao impasse entre os sindicatos e o governo, Luiz acredita que o prefeito Jabes Ribeiro (PP) só vai assinar o acordo da campanha salarial de 2013 depois da eleição do Sinsepi. Segundo Lu, esse vai ser um momento decisivo para o fim da greve, pois a Prefeitura não vai ter mais a esperança de cooptar e promover um líder sindical que não defenda os interesses dos trabalhadores.

Perguntado sobre o fato do Presidente da Câmara de Vereadores, seu irmão Josevaldo Machado (PCdoB), ser aliado político de Jabes, Luiz respondeu que isso não atrapalha o convívio familiar e que conversar e divergir sobre política foram hábitos cultivados em sua casa. Todavia, ele não soube responder se Josevaldo sofre pressão de lideranças regionais do Partido Comunista. Marinho Santos lembrou que Davidson Magalhães, vice-presidente do PCdoB da Bahia, é cunhado de Jabes.

Postado por Blog do Gusmão, Autor: Thiago Dias