quarta-feira, 18 de maio de 2016

Mapa Estratégico do Destino no Turismo é apresentado em Ilhéus




Objetivo é dar robustez e fortalecer  o setor no município, assim como em cidades vizinhas
Nesta terça-feira, dia 11, representantes de Ilhéus, Itacaré e Una apresentaram o Mapa Estratégico do Destino no Turismo de cada uma das três cidades, no Opaba Praia Hotel, em Ilhéus. Após dois meses de reuniões e orientações técnicas junto a consultores do Lidera Turismo, programa de iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), líderes regionais envolvidos no planejamento, construído por meio deste trabalho, mostraram agenda integrada do setor desses municípios.
 Na abertura do evento, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, ressaltou a importância do encontro de gestores públicos, iniciativa privada e organizações não governamentais para o conhecimento do resultado final da primeira etapa do Lidera Turismo. “Vamos apresentar aqui a matriz estratégica turística de três cidades importantes da Bahia. Valorizamos, nos planejamentos, aspectos de integração e desenvolvimento, também trabalhamos para minimizar os riscos às pessoas e ao Meio Ambiente”, relatou.

 

Para o secretário de Esporte e Turismo de Ilhéus, Josenaldo Cerqueira, o Mapa Estratégico do Destino no Turismo é de fundamental importância para o futuro do desenvolvimento integrado da cidade. “O planejamento apresentado aqui vai nortear nossas ações futuras. Vamos crescer na área do turismo, como também em outros setores, vamos valorizar o desenvolvimento integrado, isso é importante para o setor e principalmente para nossa comunidade”.

 

O consultor do Lidera Turismo, Richard Alves, argumentou sobre o valor de uma agenda integrada e mais estratégica, visando o fortalecimento dos representantes, lideranças e atividades do turismo. “É preciso trabalhar de forma coletiva para identificamos e enfrentarmos os problemas, e percebermos e aproveitarmos as oportunidades, este é um passo importante para gestão compartilhada e integrada do turismo”, destacou.

 

Resultado - Alves também informou que o trabalho do mapa estratégico resultou de análises de cenário, cadeia produtiva, sustentabilidade e outros aspectos do turismo das cidades envolvidas. “É importante melhorar a competitividade da estrutura de turismo, oferecer aos visitantes experiências extras. Temos que gerar resultados positivos para os empresários, as comunidades e os governos envolvidos em nossas ações de planejamento estratégico direcionado para o ramo turístico”, avaliou.

 

Os líderes que representaram Ilhéus, Christiano Penna, Itacaré, Cláudia Cruz, e Una, Thais Gavazza, apresentaram os mapas estratégicos de suas cidades. Christian Penna ressaltou que “Ilhéus pretende ser um destino de sol e praia, sustentável e reconhecido pela sua riqueza cultural, pelos sabores do cacau, chocolate e sua biodiversidade”. Destacou também, a importância de objetivos estratégicos, como melhorar o grau de instrução da população local sobre a cultura e a história regional e ainda a formatação e requalificação de produtos turísticos.

 

Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...