quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vamos fazer valer nossa autoridade


Como pode ser da base aliada se o governador não prestigia? Quem dar quer receber, mais não é isso que acontece com o prefeito Newton e o Governador Jaques Wagner, vamos entender um pouco dessa relação, Newton (PSB), Wagner (PT), a começar pelos partidos, que são aliados históricos na luta contra a soberania dos que governavam a Bahia até 2005. A cidade de Ilhéus deu a Newton a maior votação que já houve num pleito eleitoral no município, Ilhéus também deu ao Governador Jacques Wagner do PT e conseqüentemente ao presidente Lula quase 85% dos seus votos validos, garantindo ai um elo positivo entre município e estado politicamente falando. Newton hoje maior representação política no Município, tendo Jacques Wagner como o maior representante político no estado por sua vez não avalia o tamanho de autoridade que tem sobre seus ombros, vejamos na cidade quando algo foge ao descontrole público corremos logo para buscar culpados e quem pode solucionar, e quem é o primeiro a quem culpamos? O gestor municipal e a quem cobramos as soluções? O gestor municipal. Para tanto o gestor municipal precisa ter sobre sua batuta o controle das principais indicações dos órgãos estaduais no município, principalmente se ele faz parte da base aliada do governo estadual é o principio básico de uma parceria que buscam resultados positivos para as duas esferas. Mais se uma das partes não entende que é preciso formatar essa relação em prol de resultados fica difícil acontecer às ações que pertencem à esfera estadual no município e sem essa relação direta do gestor municipal com o Governo do estado quem perde é Ilhéus.

A nossa policia militar sem a menor condições de atuar, por faltar equipamentos, viaturas e melhores salários etc., não venham com essa que o estado por um todo está caótico, trata-se de Ilhéus, a DIREC-6 deixa a desejar, Sudic, Ciretran, Policia Civil, SAC, Cesta do Povo, 6ª Dires, Adab, Embasa entre outros órgãos estatais precisam ser de indicação do município, para que nos acontecimentos dos problemas o gestor municipal saiba como agir. Não se faz uma administração municipal sem uma gestão plena sobre os órgãos estaduais que prestam seus serviços no município. Por isso cobra-se uma maior autoridade do gestor municipal de ilhéus para que tenha sobre sua batuta pessoas que conhecem as dificuldades da cidade de Ilhéus e o PAC, ZPEs etc., são programas de desenvolvimento que o governo vai trazer para a região sul, não somente para Ilhéus, sem essa de calar-se por que o PAC e ZPEs vai acontecer tudo faz parte.

Roberto Corsário/Líder comunitário e membro do CONSEGUISUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...