quarta-feira, 2 de setembro de 2009

"Pré-sal é passaporte para o futuro", afirma Lula






Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou há pouco as mensagens encaminhando os quatro projetos de lei com o marco regulatório para a exploração do pré-sal ao Congresso.

O primeiro prevê as regras para a exploração e produção de petróleo. O segundo trata da criação da Petrosal, estatal que vai administrar a exploração. O terceiro prevê a criação de um fundo social com parte dos lucros para o combate à pobreza e projetos nas áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia. O quarto projeto de lei autoriza a União a capitalizar a Petrobras.

Os projetos foram encaminhados ao Congresso Nacional em regime de urgência.

Lula afirmou, na cerimônia de lançamento do marco regulatório, que o pré-sal é “passaporte para o futuro”. Segundo o presidente, os lucros obtidos com o petróleo deverão ser investido em educação, cultura e ciência e tecnologia.

Em discurso, o presidente afirmou ainda que o Brasil não será mero exportador de óleo cru e garantiu que o dinheiro obtido com o pré-sal não será “torrado” de qualquer maneira.

Ele ressaltou que a Petrosal, estatal a ser criada para administrar a exploração do pré-sal, não irá concorrer com a Petrobras. Segundo o presidente, a nova estatal não terá como missão explorar ou produzir o petróleo. De acordo com Lula, a empresa terá quadro enxuto e altamente qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...