Realizar uma radiografia completa da atual situação do sistema educacional de Ilhéus. Foi com este objetivo que Comitê Ilhéus Compromisso pela Educação esteve reunido entre os dias 21 e 22 no auditório da Academia de Letras de Ilhéus. A construção do diagnóstico sobre a educação e seus desafios, que vai nortear as ações do Plano de Ações Articuladas (PAR) para Ilhéus para os próximos três anos, conta com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, dos Conselhos Municipais de Educação, Alimentação Escolar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e do Ministério Público.

A coordenadora do Plano de Ações Articuladas no município, Silvanna Pena, explicou que o PAR é um instrumento que visa garantir a melhoria da qualidade de ensino das escolas brasileiras, através da superação dos baixos índices de desenvolvimento da Educação Básica. “Após a construção do diagnóstico, os dados são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que analisa as demandas do município”, disse. Durante os dois dias de encontro, o grupo de trabalho faz a avaliação de quatros itens: gestão, formação de professores, práticas de eficácia e avaliação e infraestrutura.

Foi por meio do PAR que Ilhéus foi contemplado este ano com cinco novos veículos de transporte escolar, destacou a secretária de Educação Lidiney Campos. São três ônibus e dois micro-ônibus do Programa Caminhos da Escola, que vão atender, principalmente, os alunos da zona rural de Ilhéus. Sobre o início das atividades dos ônibus, a secretária Lidiney Campos explicou que “o município aguarda a chegada do quinto veículo para a aquisição do seguro, já que uma resolução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) determina que os veículos não trafeguem sem seguro”.

Recursos para a construção de duas novas creches – uma no bairro Salobrinho e outra no Nossa Senhora da Vitória, assim como uma creche, a ser construída no Teotônio Vilela, também foram pontuados pela secretária. “Isto é resultado do compromisso da atual gestão pública e da equipe que atua na construção do PAR”. Já a equipe de Levantamento da Situação Escolar (LSC), instituída no último PAR e que recentemente concluiu curso de capacitação, inicia ainda este semestre visita às unidades escolares da rede municipal. Formado por pedagogos, engenheiros e profissionais da área de informática, o grupo ficará responsável em diagnosticar todas as necessidades da rede municipal de ensino no que diz respeito à infraestrutura das escolas.