terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Padre Nildemar é excumungado pela Igreja Católica

Postado por A Guilhotina
Em nota divulgada no dia de ontem (06), o Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, esclarece os motivos que levaram o ex-padre Nildemar Andrade a ser excumungado pela Igreja.
Nildemar ficou bastante conhecido por conseguir reunir centenas de fiéis, em horário não costumeiro pela igreja católica (meio-dia), para celebração de cultos religiosos (missas), dentre outras ações na cidade de Ilhéus, em especial, no bairro da Barra do Itaípe, onde foi pároco por muitos anos.
Nossa redação vai tentar contato com Nildemar para saber o posicionamento e o rumo que ele irá tomar.

3 comentários:

  1. NÃO ENTENDI FOI NADA.

    Como pode o Bispo Diocesano da Igreja Católica Apostólica Romana excomungar Padre Nildemar que não faz mais parte de sua igreja?

    ESCLARECIMENTO: Padre Nildemar está atualmente vinculado à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil tendo recentemente aberto um Ponto Missionário em frente ao Colégio Estadual de Ilhéus, uma casa exatamente localizada na direção da faixa de pedestres.

    Acredito que a intenção de Dom Mauro foi tentar evitar que católicos romanos venha a aderir à Igreja Católica Anglicana que de fato não está subordinada ao Vaticano e ao Papa.

    As nossas celebrações estão ocorrendo aos domingos pela manhã. Todos os que buscam a Palavra de Cristo são bem-vindos.

    Ass.: Um Católico Anglicano

    ResponderExcluir
  2. Diante do absurdo cometido por Dom Mauro sou obrigado a me manifestar.

    Nildemar já havia sido afastado das funções de padre por Dom Mauro faz muito tempo, fato este que levou Nildemar a pedir demissão conforme explicitado na nota emitida pelo Bispo. Sendo assim, o ex-padre não é mais membro da Igreja Católica Apostólica Romana que é vinculada ao Vaticano tendo o Papa como líder supremo.

    Há alguns meses Nildemar juntamente com outros irmãos de fé cristã-católica vêm se reunindo, refletindo e orando para finalmente decidir como assim foi feito, por uma adesão coletiva à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), o que consecutiu na instalação do PONTO MISSIONÁRIO DE SANTÍSSIMA TRINDADE vinculado à Paróquia Anglicana do Bom Pastor (Salvador-BA), esta vinculada à Diocese de Recife. O Ponto Missionário de Santíssima Trindade está instalado na Avenida Antonio Carlos Magalhães, em frente ao Colégio Estadual de Itabuna (em frente à faixa de pedestres, ao lado da sorveteria).

    Por ser atualmente católico-anglicano Nildemar e os demais membros da IEAB em Ilhéus NÃO ESTÃO SUJEITOS à qualquer norma, bem como a nenhuma penalidade instituída pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois, esta só pode “legislar” sobre seus membros.

    Importante ressaltar que excomunhão significa privar o fiel de receber a hóstia consagrada, ato este que Nildemar e os demais anglicanos ilheenses só tem feito nas celebrações anglicanas.

    Pra finalizar, a Igreja Anglicana é de fato oriunda de uma ruptura, há séculos, com a Católica Romana e, a atitude do Bispo Romano D. Mauro retrata seu temor em perder fiéis e até membros do clero descontentes com sua administração e com a falta de sensibilidade do Vaticano.

    Muito obrigado pelo espaço.

    Nossas celebrações ocorrem aos domingos as 09:00h.

    ResponderExcluir
  3. Não obedecem ao papa. e querem ter alguma razão. MIsericórdia, e Outra ele foi Ordenado Padre na Igreja Católica Apostólica Romana, então ele tem que ser excomungado mesmo, se ele quer ser padre dessa outra, que ele estude de novo e se forme nessa daí, a não ser que qualquer pessoa aí pode se de padre e assumir uma casa. aí eu fico calado, fez certo o Bispo de Ilhéus!!!Sem mais!!!

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...