quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fábrica de chocolate de Ibicaraí começa a produzir em setembro

O município sul-baiano de Ibicaraí será o primeiro a produzir chocolate pronto para consumo nos moldes do programa PAC do Cacau. As primeiras barras do produto Made in Ibicaraí já estarão no mercado no início de setembro. A unidade terá capacidade de produzir 600 quilos diários de chocolate e processar cerca de 15 mil arrobas de cacau por mês. O investimento total é de R$ 2 milhões e 300 mil, aplicados na construção da fábrica e aquisição de equipamentos.

O dinheiro é oriundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Prefeitura de Ibicaraí e Governo do Estado. Os equipamentos para a unidade industrial chegam nesta sexta-feira (dia 30) e começam a ser instalados na próxima semana. A unidade vai gerar inicialmente 20 empregos diretos e beneficiará cerca de 300 pequenos produtores de Ibicaraí, Coaraci e Floresta Azul.

O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, ressalta os aspectos socioeconômicos do projeto. A fábrica de chocolate poderá aumentar em até 300% a renda dos produtores envolvidos na iniciativa. “O produtor, finalmente, deixa de ser apenas exportador de matéria-prima. A produção de chocolate incrementa a renda e significa mudança de cultura em nossa região”.

MUDANÇA DE CULTURA

A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (Cooafba) e funcionará às margens da BR-415, no bairro Sempre Viva. Além de barras de chocolate, a unidade terá capacidade para produzir outros derivados do cacau, como liquor e manteiga.

Lenildo deu detalhes da fábrica de chocolate numa entrevista concedida ao programa Bom Dia Bahia, apresentado pelo jornalista Ederivaldo Benedito na Rádio Nacional de Itabuna. Parte da produção de chocolate em barra, afirma Lenildo, será destinada a ações dos governos federal e estadual. “Estamos prospectando mercado. Temos conversas em andamento com a Conab (Companhia Nacional de Alimentação) e Cesta do Povo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...