sábado, 9 de outubro de 2010

Ilhéus quer pleitos atendidos com a reeleição de Jaques Wagner

Do Bahia On Line

Vista panorâmica de Ilhéus

Crédito: Ascom

Após a reeleição do governador Jaques Wagner, Ilhéus se prepara para ter atendidos nos próximos quatro anos alguns pleitos de sua população. Durante a campanha, além da consolidação do projeto intermodal do Porto Sul, que também inclui a construção de ferrovia e aeroporto, o governador reafirmou a necessidade da duplicação da BR-415 e da edificação de segunda ponte. Jaques Wagner foi reeleito com 63,83% da preferência do eleitorado baiano, sendo que, só em Ilhéus obteve 49 mil e 704 votos.

A construção de complexo intermodal, projeto que deve ser responsável por novo ciclo de desenvolvimento no município e região, se encontra na sua fase inicial de execução. A Bahia Mineração, por exemplo, já recebeu da secretaria estadual de Meio Ambiente a anuência prévia para construir o terminal portuário de uso privativo da Ponta da Tulha, no litoral norte. A estrutura integra o projeto Pedra de Ferro e irá permitir o escoamento de 19,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro produzidas em Caetité (Ba), no sudoeste do estado, a partir de 2013.

Por outro lado, foi publicado no último dia 1º, no Diário Oficial da União, o resultado final da licitação do subtrecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, compreendido entre Ilhéus e Barreiras. A responsável pela construção da malha ferroviária é a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, sendo os recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac).

Ao todo, a ferrovia vai percorrer 1,5 mil quilômetro, ligando Ilhéus a Figueirópolis, no Tocantins, cortando cerca de 50 municípios baianos. A ferrovia dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), a ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490 quilômetros de extensão e com investimentos estimados em R$ 6 bilhões até 2012.

Em várias oportunidades, o governador Jaques Wagner reconheceu que a construção da segunda ponte em Ilhéus é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população local. Disse que “é equipamento fundamental para desafogar o trânsito na cidade. Vamos trabalhar nos próximos quatro anos para tentar viabilizar este empreendimento”. Além disso, o governador-reeleito lembra que duplicar a BR-415 trará mais segurança às pessoas que trafegam na rodovia, fortalecendo os vínculos entre Ilhéus e Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...