domingo, 31 de outubro de 2010

Qual o Valor da Reputação?


Pode estar pensando: "Esta é uma pergunta boba. É óbvio que gostaria de realizar negócio com alguém de boa reputação!"
 
Bem, deixe-me fazer-lhe uma pergunta similar, talvez um pouco mais difícil de responder:

Você preferiria possuir boa reputação e enfrentar dificuldades financeiras todos os meses, ou ser rico com péssima reputação?
 
Boa reputação não garante sucesso financeiro e profissional a ninguém, e muitos prosperam apesar de ter reputação questionável no mundo dos negócios.
 
Entretanto, uma pessoa dotada de boa reputação, conhecida por suas qualidades como integridade, imparcialidade, ética, transparência e excelência, vai dormir mais fácil à noite, sem ser perturbada por uma consciência culpada. 
 
A boa reputação se constrói ao longo de uma vida e pode ser destruída, sem chance de reparação, em um só e fatal momento. 


Pode parecer injusto que uma simples indiscrição ou transação questionável, possa arruinar um currículo imaculado, mas esta é a verdade!
 
Crédito e confiança são conquistados - e sustentados - um dia de cada vez, todo santo dia! 

Cada dia apresenta nova oportunidade para provar que somos exatmente quem reivindicamos ser.
 
Mas, uma vez quebrada a confiança, seja nos negócios ou nos relacionamentos, a restauração absoluta, quando possível, ocorre com muita dificuldade e perseverança, e quando ocorre!  
 
Já aconteceu de alguém lhe pactuar  uma promessa, assumir um firme compromisso com você e falhar em mantê-lo? 

Como se sentiu na ocasião?  Qual o grau de dificuldade que encontrou para confiar naquela pessoa, na próxima vez que ela "prometeu" ou jurou fazer algo que era importante para você?  
 
Eu não sei com relação a você, mas posso pensar em várias ocasiões em que eu falhei em manter compromissos pessoais, felismente, modifiquei em tempo, e há muito, minha conduta e hoje, me orgulho dessa decisão, que acima de tudo, é bíblica! 


Até hoje lamento esses fracassos.  À medida que amadureci com o passar das experiências e o viver da vida, tomei consciência da importância e do valor de uma boa reputação, de ser uma pessoa que faz o que afirma que vai fazer. Esta é uma das razões por que a Bíblia nos instiga a: "...Seja o sim de vocês, sim, e o não, não..."  (Tiago 5.12).    E na Bíblia, o antigo livro de Provérbios atribui elevado valor a boa reputação.

Vejamos algumas observações sobre o tema: 
 
.  Reputação genuína.  Riqueza pode ser adquirida de muitas maneiras. Pedras e metais preciosos podem ser comprados. Mas nem a loja mais exclusiva pode lhe vender boa reputação.  Ela não é uma mercadoria passível de ser comprada ou permutada. Somente pode ser obtida por meio de uma vida que defenda ideais e valores pessoais elevados - mesmo quando isto não seja conveniente ou oportuno. "A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais do que prata e ouro"  (Provérbios 22.1).


.  Reputação desperdiçada.  Ser digno de confiança literalmente significa ser digno da confiança de alguém sempre, não apenas às vezes.  Goste ou não, o momento em que você trai a confiança é o momento em que, de repente, se torna indigno de crédito no futuro. "Procure resolver a sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa, caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo, e você jamais perderá sua má reputação" (Provérbios 25.9-10).


.  Reputação brilhante.   Em um mundo cheio de promessas quebradas, onde tantas pessoas parecem dedicadas tão-somente a interesses egoístas, alguém com boa reputação é uma raridade, procurado como uma pequena luz num aposento escuro.  "A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia.  Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam" (Provérbios 4.18-19).  
Reflita!
DEUS abençoe sua vida e de toda sua família.
Soli Deo Glória
Rogério Motta


Escrito por RogerioMotta/Blog do Rogerio Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...