terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Espaço para Adolescentes funciona no Teotônio Vilela



  
            O primeiro Espaço de Convivência para Adolescentes de Ilhéus já está em funcionamento no bairro Teotônio Vilela. As atividades foram abertas no último sábado (26) com uma Gincana voltada para os jovens. O evento contou com 64 inscritos, com idade entre 12 e 18 anos. A partir desta semana, o projeto inicia seus trabalhos regulares, com atividades às terças e quintas-feiras das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. A sede provisória é a Associação de Moradores.
            A Primeira Gincana dos Adolescentes foi o pontapé inicial para integração entre a equipe do Espaço de Convivência e os adolescentes. O evento contou com o apoio da escola Emília de Brito Correia, que disponibilizou espaço para ponto de apoio. A estrutura de som, palco e os lanches foram conseguidos com a ajuda de parceiros.
 As brincadeiras da Gincana aconteceram ao longo da tarde. Os jovens foram divididos em quatro grupos, que cumpriram diversas tarefas. A mais importante foi a arrecadação de alimentos, que foram doados a famílias de baixa renda da localidade. Foram conseguidos, aproximadamente, 70 quilos. A equipe vencedora foi o de cor branca e a vice foi o azul.  Ambas foram premiadas com medalhas.
Além dos adolescentes, o Espaço de Convivência acompanha também suas famílias. O foco maior das ações é a prevenção do uso de drogas. Elaborado por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da região Norte/ Nordeste, o projeto é um espaço de escuta qualificada para resolução de conflitos pessoais, familiares e sociais. Para isso, irão favorecer escolhas positivas, incentivar afetividade, criatividade e protagonismo juvenil, com estímulos às artes e ao esporte, desenvolvimento da espiritualidade, visitas domiciliares e cursos profissionalizantes.
De acordo com a enfermeira Gabrielle Fonseca, a escolha do Teotônio Vilela foi definida por se tratar de uma das mais áreas populosas de Ilhéus, com alta vulnerabilidade social e infraestrutura urbana precária. O bairro também já possui uma estrutura de serviços de saúde e assistência social, que facilitará os trabalhos. A princípio, o Espaço de Convivência atenderá 100 pessoas por um período de 10 meses. Para que as ações sejam continuadas, a equipe espera o estabelecimento de novas parcerias.
O Espaço de Convivência para Adolescentes conta com suporte da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Centro Regional de referência para Formação Permanente (CRR), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Recebem ainda apoio da Superintendência de Prevenção e Tratamento do Usuário de Droga e Apoio Familiar (SUPRAD) e Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas da Universidade Federal da Bahia (Cetad).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...