terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sedur notifica Embasa por falta de saneamento básico no Teotônio Vilela‏

Após vistoria na Rua Padre João Borges, no bairro Teotônio Vilela, na manhã desta terça-feira, 29, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamentos (Embasa), por identificar a falta de esgotamento sanitário no logradouro. Segundo o secretário Isaac Albagli, os moradores fizeram ligações irregulares na rede de escoamento da água pluvial para descartar os dejetos de suas residências. Por não suportar o volume dos dejetos, a rede pluvial estoura , deixando a rua esburacada e com mau cheiro. Neste caso, explica o secretário, só é possível a realização de qualquer ação de infraestrutura na via após a execução da rede de esgotamento sanitário pela Embasa.

Outro problema provocado pela falta do serviço está sendo a evasão do Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart. Segundo o diretor da unidade, Paulo Roberto Pires, houve também redução do número de matriculas este ano porque, segundo ele, “o esgoto corre a céu aberto aqui na rua, além do mau cheiro, causa problemas à saúde”.

Secretaria de Comunicação (Secom).

Comentário do TRESILHASILHEOS: Essa medida precisa ser tomada não só no Bairro Teotônio Vilela, também nos Bairros Hernani Sá, Nelson Costa, São Francisco, alguns dispoem de rede de saneamento basico, mais em alguns casos são interligados na rede pluvial, exemplo os canais da urbis joraam esgoto a céu aberto, na Rua Bela VIsta Nelson Costa o esgoto é jogado na pluvial próximo a central de abastecimento, parte da avenida Lotus é canalizado em rede pluvial que desagua pela rede Pluvial do Bairro São Francisco, que ora encontra-se entupida, esses são a priori problemas de rede trocadas que a população percerbe sem precisar ter conhecimento no assunto, espera-se que essa notificação seja o inicio para uma relação intersetorial entre o município e o governo do Estado (EMBASA), acredita-se que através da relação de parceria os problemas são solucionados com qualidade e empenho. Abaixo fotos de locais criticos em dias de chuva, onde os esgotos se misturam com aguas dos bueiros pluviais.
 

 Esgoto a céu aberto em frente a  Escola Gisélia Soares no Bairro São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...