terça-feira, 23 de abril de 2013

Definida empresa que realizará as obras da nova ponte de Ilhéus

Ângela e Otto Alencar 
Vice Governador- Otto Alencar (PSD) e a Deputada Angela Sousa (PSD) 
A empresa Constran S/A Construções e Comércio foi a vencedora do processo licitatório para a construção da nova ponte ligando o centro de Ilhéus aos bairros da zona sul da cidade. O anuncio foi feito na tarde desta terça-feira (23) pelo o vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Alencar, à deputada estadual Ângela Sousa (PSD), autora de diversas indicações solicitando os serviços. A obra terá um custo aproximado entre 165 milhões de reais e, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto.

O anúncio oficial da empresa vencedora da licitação deverá ser feito na visita do governador Jaques Wagner a Ilhéus na manhã de quarta-feira (24), onde fará também o lançamento do edital de construção do gasoduto da Bahiagás Ilhéus-Itabuna. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no mês de junho, no Dia da Cidade, mas há a possibilidade que os serviços sejam começados antes, diante da necessidade e a importância da nova ponte para o desenvolvimento de Ilhéus e dos municípios circunvizinhos.

No dia 29 de novembro do ano passado Jaques Wagner esteve em Ilhéus, onde garantiu que as obras da nova ponte seriam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2013 e a previsão da conclusão está  prevista para o segundo semestre de 2014. A deputada Ângela Sousa comemorou a notícia do início das obras, pois considera a nova ponte como um equipamento vital para o desenvolvimento do município e para a interligação do Sul e Extremo Sul da Bahia via litoral, já que a ponte atual encontra-se defasada. “A nova ponte de Ilhéus é um desejo antigo dos ilheenses que há anos sonhavam com esse momento”, destacou a deputada.

Desde que assumiu seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, Ângela Sousa tem cobrado do Governo do Estado a construção da nova ponte de Ilhéus. Em 2008 apresentou a indicação informando sobre a necessidade de uma nova ponte ligando o centro de Ilhéus à zona sul e aos municípios de Uma, Canavieiras e Belmonte. Na indicação a deputada argumentou que a ponte Lomanto Júnior, inaugurada na década de 1960, tornou-se insuficiente para atender um tráfego de veículos cada vez mais volumoso. Desde então passou a cobrar constantemente a realização da obra. O Estado reconheceu a necessidade da nova ponte e o governador Jaques Wagner iniciou o processo para tornar o sonho dos ilheenses em realidade. “Acreditamos firmemente que uma nova ponte terá impacto indiscutível para beneficiar toda a região sul da Bahia”, destacou a parlamentar.

A nova ponte terá 497 metros de extensão, conectada a um sistema viário de acesso entre o Aeroporto e a Avenida Dois de Julho. A primeira ponte estaiada da Bahia vai melhorar o trânsito de Ilhéus, facilitando o acesso à orla, desafogando o centro e embelezando a região. “A obra ficará pronta entre setembro e outubro de 2014”, garantiu Jaques Wagner, anunciando que até o final do seu mandato estará cruzando o centro da cidade ao Pontal já na nova ponte.
Postado por Agravo Ilheense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...