quarta-feira, 17 de julho de 2013

SDS repassa mais de R$ 5 milhões mensais para beneficiários em Ilhéus

Para obter o benefício, a renda mensal per capta da família deve ser inferior a um quarto do salário mínimo.

A Prefeitura Municipal de Ilhéus repassa mensalmente, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), mais de R$ 5 milhões para cerca de 7.680 idosos e pessoas com deficiência, por meio do serviço de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que integra a Política de Assistência Social e a Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este serviço oferece apoio financeiro a idosos a partir de 65 anos e suas famílias e também a pessoas com deficiência que não podem se manter ou ser sustentados por familiares.  

Trata-se de um benefício individual, intransferível e não vitalício que possibilita ao idoso a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência a garantia de uma transferência de renda mensal no valor de um salário mínimo, desde que comprovem a impossibilidade de garantir seu sustento próprio e da família. “O benefício proporciona a melhoria nas condições de vida dos idosos e pessoas com deficiência”, afirma o secretário, Jamil Ocké.

Aos 78 anos, Maria Alzira Simões, garante que o benefício é imprescindível ao sustento da família, pois ajuda nas compras do mês e é utilizado também na compra de matérias escolares e roupas para as crianças, ressalva o idoso. Honório Silva de Jesus, que mora sozinho, diz que o benefício é seu único sustento e é utilizado na compra de alimentos e no pagamento de contas. 

Para obter o beneficio, é necessário que a renda mensal per capta da família seja inferior a um quarto do salário mínimo. É importante ressaltar que o recurso não corresponde a aposentadoria nem a pensão e não dá direito ao 13º salário.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...