quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus- COMSEI participa de parceria com o NEPSI nas palestras do SPE DST/AIDS na Escola Odete Sauma Medauar

Postado http://Comiteducacao.blogspot.com

O Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus- NEPSI em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Mobilização de Social pela Educação de Ilhéus vem realizando palestras de Saúde e Prevenção nas Escolas de Ilhéus, levando aos alunos, pais, professores e funcionários, temas como DST/AIDS seus diagnósticos, prevenção e tratamento. As palestras são dirigidas por enfermeiras, técnicas de enfermagens, agentes de saúde, todos voluntários do NEPSI, além do Comitê de Mobilização Social pela Educação – COMSEI, que além de apoiar a iniciativa do NEPSI, leva a conscientização dos pais e alunos sobre a sua participação na escola, intervindo nas discussões, buscando proporcionar melhor desempenho das mesmas, para que se alcance uma boa qualidade de ensino, visando melhor resultado da escola no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 

Segundo a Presidente do NEPSI, Maria Eliene Ribeiro, essas atividades do NEPSI vem sendo desenvolvidas não só nas escolas mais também em empresas privadas, sempre levando ao público a questão das doenças sexualmente transmissiveis DST/AIDS e suas conseqüências a quem adquiri.

O coordenador do COMSEI – Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus, Roberto Corsário, ver a parceria com o NEPSI como oportuna aos alunos, pais, professores e funcionários da rede municipal de ensino, para afirmação e conscientização, acredita que os temas abordados pelo NEPSI na escola, fará efeito positivo a todos, na escola atinge o público alvo, um dos grandes quesitos, o desconhecimento, e falta de acesso que as famílias têm para absorver o assunto, ver nas escolas espaço ideal, porta de entrada para aglutinar, e ser desenvolvido esse trabalho, inclusive cria oportunidade de levar as famílias a Cartilha da Mobilização Social pela Educação, “Acompanhem A vida Escolar dos Seus Filhos”.

Ontem (31) foi à vez da Escola Odete Sauma Medauar, localizada no Malhado, recebeu a equipe do NEPSI, pela manhã, as atividades foram desenvolvidas no anexo da escola, direcionada para jovens do ensino fundamental, a Escola é coordenada pela professora Silvia Kelly e dirigida pela professora Silvinha. A noite as atividades foram desenvolvidas na própria escola, e direcionadas aos adultos que além de pais de alunos, são alunos do ensino fundamental noturno. Segundo informações da direção do ensino noturno,  professora Sissis, eles são assíduos e participantes na escola.

As palestras foram ministradas pelos voluntários, Líder Comunitário e morador local Everaldo,  Lilian enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Pelas Técnicas de Enfermagem, Joelma e Eliane, também por Roberto Corsário, voluntário no NEPSI, Líder Comunitário, Conselho do FUNDEB e membro da coordenação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus - COMSEI, a coordenação das atividades ficaram por conta de Maria Eliene Ribeiro, Presidente do Núcleo de Educação e Promoção a Saúde de Ilhéus – NEPSI. 

A programação hoje 01 de junho continua no turno vespertino, as 15:horas destinados aos alunos do anexo do Odete Sauma.

Texto Roberto Corsário 

Abaixo fotos de registro das atividades:


Membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação - Roberto Corsário


Alunos do Anexo da Escola Odete Sauma exibindo as Cartilhas "Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos" que serão entregues aos pais, abaixo Roberto Corsário do COMSEI entregando a uma aluna do Odete Sauma a cartilha "Acompanhem a Vida Escolar dos seus FIlhos"
Alunos do Anexo da Escola Odete Sauma
Maria Eliene - iniciando os trabalhos falando sobre as Ações do NEPSI no município
Presidente do NEPSI Maria Eliene Ribeiro, Lilian Enfermeira, e Joelma Técnica de enfermagem

Palestra da Enfermeira Lilian da Secretaria Municipal de Saude e voluntária do NEPSI aos alunos do ensino fundamental matutino da Escola Odete Sauma


Abaixo: tradutora de Libras dos alunos do Odete Sauma


Alunos do Ensino Fundamental Noturno da Escola Odete Sauma

Alunos do Ensino Fundamental Noturno da Escola Odete Sauma


Alunos do Ensino Fundamental Noturno da Escola Odete Sauma


Alunos do Ensino Fundamental Noturno da Escola Odete Sauma
Eliana - Tecnica de Enfermagem ministrando palestra sobre DSTs.


Maria Eliene do Presidente do NEPSI
Everaldo do NEPSI ministrando a Palestra sobre  AIDS
                             Everaldo do NEPSI - orinetando aos participantes o uso da camisinha
Roberto Corsário - Comitê de Mobilização Social pela Educação e Voluntário do NEPSI

Professora e Coordenadora do Anexo da Escola Odete Sauma Medauar

Srª SIlvinha, Diretora da EScola Odete Sauma Medauarparticipando das atividades.

Fotos: Roberto Corsário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...