quarta-feira, 20 de março de 2013

Como preparar uma mesa saudável para crianças e adolescentes, tanto em casa, como na escola?

 A organização visa incluir o preparo de alimentos saudáveis e regionais na mesa de crianças e adolescentes, tanto em suas casas, como nas escolas.
Nos próximos dias 19 e 21/3, a Fundação Abrinq – Save the Children, lança a cartilha‘Comida Saudável, Gostosa e da Terra: Uma história do Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis’, nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, com o objetivo de incluir o preparo de alimentos saudáveis e regionais na mesa de crianças e adolescentes, tanto em suas casas, como nas escolas. (Clique na imagem para download)

O evento apresentará a publicação elaborada pelo Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste, realizado em 10 cidades dos três estados brasileiros. Entre os relatos, merendeiras, famílias e líderes comunitários disseram ter melhorado a higiene pessoal e a manipulação no preparo dos alimentos nas escolas e nas casas. Agora, prestam mais atenção à limpeza do local de trabalho, à conservação e à validade dos alimentos; reaproveitam talos e cascas; reduzem sal, óleo e açúcar; usam mais legumes, verduras e frutas no preparo das refeições (saladas, sopas e sucos naturais), inclusive os que são característicos da região. Vários participantes relataram também a diminuição do consumo de frituras, farinha, macarrão instantâneo, salsicha, mortadela, enlatados,
salgadinhos, suco de pacote, refrigerantes e doces.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Pastoral da Criança, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), das prefeituras dos 10 municípios participantes e com a parceria de Universidades Federais em cada um dos estados envolvidos.

É importante ressaltar que, no encontro, será organizada uma mesa de abertura sobre os desafios para promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na região e também serão colhidas assinaturas do Termo de Compromisso com a Implementação do Plano de Ação para a Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional e do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq – Save the Children. Serão convidados a aderirem os gestores municipais das cidades envolvidas com o Projeto.

São esperados coordenadores estaduais de Alimentação e Nutrição, conselheiros estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional, prefeitos, secretários municipais das áreas de saúde, educação e assistência, representantes da sociedade civil, agentes comunitários de saúde, cozinheiras, merendeiras e lideranças comunitárias.

Dia Horário Local
19/03 10 -13h Campus da UFPA em Castanhal - Av. dos Universitários s/n - Jaderlandia - Castanhal/PA
21/03 10 -13h Auditório do Campus da UFMA em Chapadinha - BR-222, KM 04, S/N, Boa Vista - Chapadinha/MA
21/03 10 -13h Feira Aberta - Avenida 31 de Março s/n – Centro Sítio Novo do Tocantins/TO 
O Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste

A desnutrição é uma das causas da mortalidade infantil e ocorre pela dieta inapropriada ou pela má-absorção de nutrientes. Ela acontece principalmente em crianças em situação de vulnerabilidade e risco social.

Nesse sentido, a Fundação Abrinq – Save the Children lança o Projeto Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste com o objetivo de estimular o consumo de comida saudável, contando com o patrocínio máster da Save the Children Itália e com o apoio do Ministério da Saúde e da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e as 10 prefeituras dos municípios participantes do Projeto. Cozinheiras, merendeiras, lideranças comunitárias, agentes de saúde e famílias foram capacitados para promover hábitos alimentares saudáveis e a valorização de alimentos regionais. Qualificando a alimentação de crianças menores de 5 anos, o Projeto alcançou os estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
Resultados em 2012
  • Mais de 10 mil crianças com peso e altura avaliados;
  • 170 merendeiras e cozinheiras, mais de 1.300 famílias e 132 agentes comunitários capacitados;
  • 56 lideranças da Pastoral da Criança e de organizações locais capacitadas, permitindo multiplicar o conhecimento aprendido para cerca de 8 mil famílias
  • 2 mil cartilhas distribuídas nos municípios participantes para famílias, cozinheiras, merendeiras, líderes comunitários e agentes comunitários de saúde.
Fonte: Fundação Abrinq - Save the Children

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...