segunda-feira, 25 de março de 2013

Educação fará seleção pública de professores para contratação temporária

 Secretária de Educação Marlúcia Rocha - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
 Secretário Municipal de Administração de Ilhéus, Ricardo Machado - Foto Gidelzo Silva

Como forma de suprir as necessidades da rede municipal de ensino, as secretarias de Administração e de Educação (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus estão elaborando edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária, em caráter de urgência, de cerca de 90 professores, que irão substituir os profissionais licenciados. Além disso, segundo o secretário de Administração, Ricardo Machado, está prevista a convocação de professores aprovados no concurso público, de acordo com a demanda do Município.
A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, enfatiza que um dos problemas da rede é o grande número de professores licenciados, que por isso estão fora da sala de aula. Outro sério problema enfrentado pela secretaria é a quantidade de professores faltosos. Marlúcia informa que as faltas injustificadas serão computadas através da folha de freqüência, e as medidas punitivas serão adotadas. De acordo com o secretário de Administração, “na gestão passada nenhuma medida era adotada para punir esses professores faltosos. Agora, nós vamos aplicar advertência, suspensão e, se for o caso, demissão por justa causa”.
O secretário Ricardo Machado reafirma a necessidade de “enxugar” a folha salarial, para que o Município se enquadre na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sobre o restante das contratações necessárias para atender a demanda, o secretário destaca que elas só poderão ser realizadas mediante concurso público e que está analisando o caso, juntamente com o setor jurídico, para que isso não interfira na LRF, já que o Município ainda apresenta “inchaço” na folha de pagamento.
Com a seleção simplificada, a rede de educação, que apresenta maior necessidade de professores para o Ensino Fundamental I, atenderá a demanda das escolas Nucleadas de Areia Branca, Aritaguá I, Aritaguá II, Banco Central, Banco do Pedro, Castelo Novo, Couto, Olivença, Inema, Japu, Sambaituba e Pimenteira. E as escolas da sede: Barão de Macaúbas, Barra de Itaipe, Basílio, Batista Memorial, Cantinho do Recreio, EMEI, Heitor Dias, Herval Soledade, Iguape, Marianne Eckes, Nova Jerusalém, Paulo Freire, Pequeno Davi, Pequeno Príncipe, Perpétua Marques, Vila Nazaré e Vovô Isaac. Além das escolas conveniadas: Creche Solidariedade, Fé e Alegria, Emília de Brito, Promoção à Vida, Dom Bosco, Severino Soares e São Francisco.
Excedentes – A secretária de Educação informa que as escolas que apresentavam professores excedentes, como o Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME) e as Escolas Nucleadas do Santo Antônio, já realizaram o remanejamento para outras unidades que tinham maiores necessidade.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...