quarta-feira, 13 de março de 2013

Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio define Comitê Gestor

 Redatora: Milena Miranda (DRT Ba 2510)
O Ministério Público estadual abrigou na tarde de hoje, dia 12, uma reunião do Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) na Bahia - ‘Nós Podemos Bahia’, que definiu o Comitê Gestor da entidade que será formado pelo MP, Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) e Centro de Cultura Popular da Bahia (Cecup). Participaram da reunião os promotores de Justiça Clodoaldo Anunciação e Rogério Queiroz; representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Frederico Lacerda e Maria do Carmo Rebouças; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Olavo José Perondi; além de integrantes da Serin, Seplan, Cecup, Bahiagás, Banco do Nordeste e Liga Álvaro Bahia contra a Mortalidade Infantil/Hospital Martagão Gesteira.
Na ocasião, por deliberação do grupo, ficou decidido que o MP será responsável pela Secretaria Executiva da entidade, tendo como secretário executivo o promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação. A secretaria terá a função de informar e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas organizações integrantes do núcleo ‘Nós Podemos Bahia’. O movimento, que é uma iniciativa da sociedade civil, é formado por instituições, empresas, governos e organizações sociais. “Na reunião de hoje reestruturamos o setor administrativo do núcleo e definimos uma próxima reunião, que ocorrerá dia 8 de abril, para discutirmos e aprovarmos o plano de trabalho da entidade para 2013”, destacou o promotor Clodoaldo Anunciação, idealizador do programa ‘O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos’.
 
“Esperamos criar uma sinergia no intuito de valorizar o trabalho de todas as instituições que trabalham na efetivação dos ODMs e promover a municipalização em todo o estado”, afirmou o representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Olavo José Perondi. O ‘Nós Podemos na Bahia’ foi formado em 2009 e faz parte de um movimento nacional para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para que sejam efetivados até 2015 os oito ODMs, estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 191 países. Os oito ODMs são ‘Acabar com a Fome e a Miséria’; ‘Educação Básica de Qualidade para Todos’; ‘Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher’; ‘Reduzir a Mortalidade Infantil’; ‘Melhorar a Saúde das Gestantes’; ‘Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças’; ‘Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente’; e ‘Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento’.
Crédito das fotos: Humberto Filho
ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...