segunda-feira, 18 de março de 2013

Realizado mutirão de limpeza contra a dengue no Alto do Carvalho

 Mutirão de limpeza contra a dengue no Alto do Carvalho - Foto Roberto Santos - Secom Ilhéus
 Mutirão de limpeza contra a dengue no Alto do Carvalho - Foto Roberto Santos - Secom Ilhéus
 Mutirão de limpeza contra a dengue no Alto do Carvalho - Foto Roberto Santos - Secom Ilhéus
 O mutirão contra dengue realizado sexta-feira, 15, no Alto do Carvalho, envolveu todas as residência do bairro, identificado como o de maior risco para a doença, segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), que aconteceu em fevereiro. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Patrícia Dickie de Almeida, avaliou o mutirão como muito positivo, com boa resposta por parte da comunidade.
A ação preventiva resultou na retirada de aproximadamente 400 sacos do lixo que serve como potencial criadouro do mosquito, a exemplo de pneus, latas, potes plásticos de margarina, vasos, garrafas Pet, copos descartáveis, sacos de salgadinhos e outros resíduos sólidos sem utilização. Os sacos de lixo foram distribuídos antecipadamente em todos os domicílios do bairro, além de 300 telas e 50 tampas para cobertura de tonéis, caixas d'água e tanques.
A secretaria de Saúde também distribui folhetos com orientações à população no sentido de adotar medidas preventivas e de combate à dengue. O mutirão contou com a parceria da secretaria de Desenvolvimento Urbano, que enviou veículos e trabalhadores para a roçagem de trechos com matagal, e da Colônia de Pescadores Z-34. Os próximos mutirões serão realizados no Alto da Tapera, local com o segundo maior índice de infestação do mosquito transmissor na cidade, e no Alto do Basílio, onde haverá parceria da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através de estudantes do curso de Medicina.
O supervisor geral de campo da dengue, Rondinelli Santos dos Anjos, ficou otimista com o resultado do mutirão. “A adesão dos moradores foi muito boa, tenho confiança que iremos diminuir o índice de infestação no município”, afirmou. E novamente alertou: “É necessário que a conscientização e a participação da população sejam ativas, para o êxito da campanha”, lembrando que 90 por dos criadouros do mosquito são encontrados nos domicílios habitados.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...