quinta-feira, 22 de maio de 2014

Crie realiza recadastramento e matrícula para atendimento em 2014


 Para o recadastramento é necessário que o responsável compareça à sede do Centro de Referência à Inclusão Escolar, com o cartão de acompanhamento, registro de nascimento do estudante e comprovante de residência.
 O Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) realiza até o final deste mês de maio, o recadastramento dos alunos que já são atendidos na unidade. Os pais ou responsáveis pelos educandos devem comparecer ao local – na Avenida Itabuna, nº 1.956 – com o cartão de aprazamento (acompanhamento), registro de nascimento do estudante e comprovante de residência para atualização de informações. A instituição funciona nos turnos matutino, no período das 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13 às 17 horas.
 Para os estudantes que precisam do acompanhamento e ainda não estão cadastrados no Crie, é necessário que o responsável faça o encaminhamento  da Ficha Pesquisa, um pequeno relatório sobre as necessidades e potencialidades do  aluno, preenchida pela equipe gestora da escola municipal em que ele está matriculado. O material é importante para dar início ao processo de Triagem e Avaliação Psicopedagógica. Em seguida, deve-se levar a ficha ao centro com o registro de nascimento do aluno e comprovante de residência.
 Ainda, o Crie disponibiliza vagas para pessoas da comunidade - demanda espontânea - interessadas no atendimento. “Acompanhamos alunos com necessidades especiais que estudam na rede municipal, entretanto pessoas da comunidade que quiserem receber auxílio na educação especializada, nós receberemos, enquanto houver vagas”, informa a diretora da unidade, Jorsinai de Argolo Souza.
 Educação especial – O Crie é uma instituição responsável em implantar e implementar a política de educação especial  em Ilhéus, oferecendo serviço educacional para pessoas com, dificuldades de comunicação, autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, intelectual, visual e auditiva/surdez, além de paralisia cerebral. O atendimento ocorre no próprio centro e nas 10 salas multifuncionais localizadas em escolas da rede municipal de ensino.
 Além disso, no centro são desenvolvidas ações de formação continuada para professores, bem como assessoria técnica às escolas da rede municipale em 2014, implantará, ainda no mês de maio, mais cinco salas multifuncionais nas seguintes escolas: Vovô Isaac, Pinóquio, Iguape e Aritaguá.
 Atualmente o Crie possui uma equipe multidisciplinar formada por psicopedagogos, psicólogos, educador físico e pedagogos que realizam serviço especializado de aprendizagem com estudantes no período do turno oposto ao escolar. O centro conta ainda com sete intérpretes de libras para atender aos educandos surdos, atuando juntamente com os professores nas salas, realizando a tradução simultânea na língua de sinais.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...