quinta-feira, 22 de maio de 2014

Grupo representa Ilhéus na Teia Nacional da Diversidade em Natal

 O grupo Mulheres em Domínio Público está entre os 63 selecionados das 511 propostas enviadas à chamada pública do Ministério da Cultura. Foi a única manifestação cultural musical selecionada para representar a Bahia no evento.
 O grupo ilheense Mulheres em Domínio Público foi selecionado pelo Ministério da Cultura para participar de um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, a Teia Nacional da Diversidade, que acontece desde o dia 19 até o dia 24 deste mês, em Natal, no Rio Grande do Norte. O trabalho apresenta releituras de antigas cantigas entoadas pelas senhoras que trabalhavam na lavoura do cacau, beira de rios e mares do sul da Bahia.
Através de apoio institucional, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) viabilizou o deslocamento das artistas. O secretário Paulo Atto, considera que a participação do grupo ilheense no evento fortalece a produção cultural da cidade. “É importante a iniciativa da atual gestão em apoiar os eventos realizados dentro e fora do município. Mesmo com as dificuldades financeiras que a Prefeitura de Ilhéus atravessa, há um esforço para divulgar o que é produzido no município”, ressalta. 
O evento reúne representantes dos Pontos de Cultura e de Leitura e Pontões do Brasil, ampliando o diálogo entre a sociedade civil, gestores e instituições de ensino, para o fortalecimento de políticas e ações que valorizem a promoção da cultura brasileira. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas de todo o país compareçam à Teia Nacional da Diversidade. 
Cristiane Passos, uma das intérpretes do grupo, diz que o Mulheres em Domínio Público está entre os 63 selecionados das 511 propostas enviadas à chamada pública do Ministério da Cultura. “A nossa foi a única manifestação cultural musical selecionada para representar a Bahia. O proponente deste projeto é a Associação Filtro dos Sonhos - Ponto de Leitura do Estado da Bahia - que apoia e estimula a produção cultural do Litoral Sul”, enfatiza. 
O grupo surgiu em 2011, através de pesquisa que buscou canções de domínio público cantadas nas roças de cacau, na beira dos rios e dos mares do sul da Bahia, entoadas por lavadeiras, marisqueiras e trabalhadoras rurais. A apresentação conta com a participação de Cris Passos, Eloah Monteiro, Geisa Pena e dos músicos Marcelo Santanna (violão), Danilo Nascimento (baixo), Lula Soares Lopes (DJ) e Jax Santana (percussão).
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...