quinta-feira, 22 de maio de 2014

Moradoras do Banco da Vitória participam de palestra sobre Bolsa Família

No encontro, foram ministradas informações sobre a origem do programa, que integra as ações de combate à pobreza do Governo Federal, especificado o publico alvo e delimitadas as condicionalidades para obtenção do benefício.
 O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Banco da Vitória promoveu uma palestra sobre Bolsa Família, para mais de 100 mulheres vinculadas ao programa, que integra as ações de combate à pobreza do Governo Federal. No encontro, a doutora em Ciência Política, Milene Peixoto,  falou sobre a história e condicionalidades  do benefício,  especificando o público alvo.  
Segundo a palestrante, 95% dos titulares do benefício são mulheres e para que o mesmo possa efetivamente chegar à família, é necessário que sejam realizadas a pesagem de crianças e adultos, recadastrar periodicamente o benefício e garantir a frequência escolar dos menores. O evento ocorreu no Clube Social do Banco da Vitória, na sexta-feira, dia 16.
Conforme destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, “agora, todos os Cras contam com atendimento do Bolsa Família, o que facilita a vida das pessoas”. A descentralização do atendimento foi uma medida da SDS, no sentido de facilitar as ações de cadastramento e atualizações das informações dos cidadãos.
De acordo com a coordenadora do Cras do Banco da Vitória, Renata Melo, “o evento foi um sucesso, a comunidade é muito receptiva e nós estamos preparando uma série de novas palestras e reuniões com assuntos relevantes para esse público”.
O Cras é um programa do Governo Federal que associa ações de proteção e enfrentamento às situações de risco em áreas de vulnerabilidade social e que busca revitalizar laços e vínculos tanto entre famílias como também entre a comunidade. Em Ilhéus, as unidades do Cras estão localizadas nos bairros de Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória e em sua extensão no Salobrinho.
O programa funciona como a porta de entrada para o acesso aos serviços prestados pela SDS, oferecendo orientação e proteção básica em áreas de maior risco social. O Cras também disponibiliza para os usuários da rede socioassistencial atendimento psicossocial e encaminhamento para diferentes ações da secretaria. Ainda, o Centro de Referência possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...