terça-feira, 20 de maio de 2014

Ilhéus participa da 65ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos Empreendedores

O vice-prefeito e secretário de Indústria Comercio, Carlos Machado (Cacá), participa d evento promovido pela Frente de Prefeitos e Redes de Prefeito
Realizado em São Paulo, até esta terça-feira, dia 20, o evento tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a “Intersetorialidade de Políticas Públicas em Prol do Desenvolvimento Econômico e Social”.
 O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), representa o prefeito Jabes Ribeiro, da 65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos e Rede de Prefeitos Empreendedores, que acontece em São Paulo até esta terça-feira, dia 20. Realizado no Novotel Jaraguá, o evento, que começou na segunda-feira, 19, tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre a “Intersetorialidade de Políticas Públicas em Prol do Desenvolvimento Econômico e Social”. Coordenada pelo prefeito de Três Rios (RJ), Vinícius Farah, a reunião contará com vários representantes do G100, grupo formado por cem cidades que possuem mais de 80 mil habitantes e os mais baixos níveis de receita pública per capita do país.
Temas de interesses comuns às cidades brasileiras, a exemplo da mobilidade urbana, estarão em discussão durante a 65ª Reunião Geral da FNP. A programação inclui também debates sobre precatórios, judicialização do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a repactuação da dívida dos estados e municípios com a União e a política de redução de danos ao consumo urbano de drogas no país. Durante a reunião, também será comemorado os 25 anos de fundação da FNP. Um dos pontos altos da solenidade será a criação do Conselho de ex-presidentes do órgão, que terá a missão de auxiliar a diretoria na tomada de decisões em momentos estratégicos.
Durante a 65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos Empreendedores, estão previstos diversos encontros, como o de secretários de Desenvolvimento Econômico, da rede de gestores de economia solidária e dos presidentes de consórcios públicos de regiões metropolitanas. Ocorrerão, ainda, as reuniões com os secretários e gestores municipais de Relações Internacionais, de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, além de secretários e dirigentes de relações federativas e de outras áreas.
FNP - Com 25 anos de história, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é uma entidade municipalista, composta, atualmente, por 250 municípios filiados. Esse grupo inclui a participação de 26 capitais brasileiras, além de cidades de grande, médio e pequeno porte. A criação da FNP ocorreu em 1989, a partir da articulação política de um grupo de prefeitos de algumas capitais, coordenada pela então prefeita de São Paulo (SP), Luiza Erundina. Dez anos depois, em 1999, a articulação foi transformada em uma instituição formalmente regulamentada.
A FNP é a única representante dos municípios brasileiros a ser dirigida exclusivamente por prefeitos e prefeitas em efetivo exercício de mandato. Suprapartidária, sua missão é resgatar o princípio da autonomia municipal, garantido na Constituição Federal. Para isso, sempre que necessário, a FNP defende a redefinição do Pacto Federativo e propõe a participação ativa dos entes locais nas principais questões urbanas, além da interlocução ampla e democrática com os governos estadual e federal e com a sociedade civil organizada.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...