terça-feira, 20 de maio de 2014

Senado homenageia 50 anos do IICA no Brasil em Sessão Especial‏

Solenidade será realizada em 26 de maio, às 11h00, no Plenário da casa. O Instituto também lançará selo dos Correios em comemoração às cinco décadas de presença no país

O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Manuel Otero, vem mantendo diversos contatos institucionais para promover as comemorações dos 50 anos de presença da Instituição no Brasil. O IICA chegou ao Brasil em meados dos anos 60, período em que o país promovia a integração do meio rural à economia.
Um dos marcos das comemorações será a Sessão Especial que o Senado Federal realizará, por requerimento do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em homenagem ao IICA. Recentemente, o representante esteve reunido com os senadores o senador Pedro Simon (PMDB-RS) – foto acima – e Ana Amélia Lemos (PP-RS) – imagem abaixo – e  convidou-os para a Sessão Especial, sendo que ambos já confirmaram presença na solenidade. Na ocasião, o IICA também lançará, em parceira com os Correios, o selo comemorativo ao cinquentenário de atuação no país.
Cooperação em prol da competitividade agrícola do país
A partir da entrada do Brasil como país-membro do IICA, o Instituto colaborou substantivamente para a extensão agrícola, pesquisa agropecuária, desenvolvimento regional e a formação de pessoal para a academia e para o campo. O IICA ainda cooperou com iniciativas estratégicas para a competitividade internacional da agricultura do país e o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A irrigação, por exemplo, contou com o Instituto para sua implantação e consolidação no país.
Por outro lado, o IICA historicamente desenvolve projetos que contemplam o desenvolvimento da agricultura e o médio rural no sentido mais ampliado. Nos anos 80, por exemplo, o IICA cooperou diretamente com as secretarias de Educação do Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo para levar educação básica à população rural.
As transformações sociais no campo também são um caro objeto de estudo para os especialistas do organismo internacional. Os projetos Nova cara da pobreza rural e Repensando o conceito de ruralidade no Brasil, realizados junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), formam uma importante coleção de publicações, que revela um novo Brasil rural e explicita seus novos desafios. Por outro lado, o IICA também promove, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, as melhores práticas de convivência com a seca, iniciativa que visa melhorar as condições de vida no Semiárido com os próprios conhecimentos das populações que vivem na região.
 Lúcio Costi Ribeiro
Assessor de Comunicação
Representação do IICA no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...