domingo, 18 de maio de 2014

SDS realiza ação de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta segunda, 19

As atividades serão realizadas na próxima segunda-feira, 19 de maio, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, localizada no Quarteirão Jorge Amado, centro, das 08 às 17 horas e incluem apresentações teatrais, distribuição de folhetos de conscientização e brindes.
 Uma série de atividades marca a participação da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), na mobilização nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorre em 18 de maio. As atividades serão realizadas na próxima segunda-feira, 19 de maio, na praça do Teatro Municipal de Ilhéus, localizada no Quarteirão Jorge Amado, centro, das 08 às 17 horas e incluem apresentações teatrais, distribuição de folhetos de conscientização e brindes.
A ação conjunta entre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros programas da SDS, visa reforçar a participação da população nas iniciativas governamentais de  enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. A meta é sensibilizar e informar o público sobre as formas de identificação e os canais para denúncia da violência, que pode ser feita através do Conselho Tutelar e do Disque 100.
Acompanhamento multiprofissional - O titular da SDS, Jamil Ocké, enfatiza que as ações de combate devem ser feitas regularmente para alertar a população sobre o perigo dessa exploração e as conseqüências na vida das crianças e adolescentes vítimas de violência. Ele lembra que em Ilhéus o Creas oferece acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe multiprofissional.
A equipe atua no sentido de potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. Seu público alvo é formado por crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ou sofrem algum tipo de violação de direitos, ameaça ou violência física, sexual ou psicológica.
O Dia 18 de maio remete ao violento abuso sexual e posterior assassinato de uma criança de oito anos ocorrido no Espírito Santo. O conhecido “Caso Araceli” aconteceu em 18 de maio de 1973, e junto com a Lei Federal nº. 9.970/2000 tornou a data um marco para o combate a este tipo de violência.
 Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...