quinta-feira, 29 de maio de 2014

Obra de construção da nova ponte de Ilhéus começa nesta quinta-feira




Esta fase denominada de infra fundação deve ocorrer em um período de seis a oito meses. Em seguida, serão realizadas a elevação dos pilares e a construção da laje. Segundo o Derba, a primeira ponte estaidada da Bahia, ficará pronta num período de 24 meses.
 A diretoria do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba) comunicou ao prefeito Jabes Ribeiro que os serviços de montagem e fundação da nova ponte de Ilhéus - a primeira ponte estaiada da Bahia, que fará a ligação entre a zona sul e o centro da cidade - serão iníciados nesta quinta-feira, dia 29. Essa primeira etapa, denominada de infra fundação, deve ocorrer em um período de seis a oito meses. O especialista em Obras Públicas do Derba, Ubaldo José de Brito, estará em Ilhéus na quinta-feira, para acompanhar o início das obras.
Desde a segunda-feira, dia 26, os equipamentos necessários para os serviços da infra fundação, como perfuratriz, camisa metálica, guindastes e reservatórios de poliuretano, começaram a chegar ao município.  Em seguida,  será executada a elevação dos pilares (fase denominada mesoestrutura), que deve ocorrer em um prazo de cerca de três meses. Por fim, será realizada a superestrutura, que corresponde a implantação da laje do equipamento. Segundo Brito, a nova ponte de Ilhéus será concluída no prazo de 24 meses.  
Com investimento superior a R$ 165 milhões, a nova ponte será construída sobre o Rio Cachoeira e será um prolongamento da BA-001. Com extensão de 497 metros, o empreendimento beneficiará cerca de 170 mil habitantes da região, facilitando o tráfego diário de 8.580 veículos, além de contribuir com o desenvolvimento das atividades econômicas do local, que têm por base a agricultura e o turismo.
Segundo o coordenador de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil do Estado, Eracy Lafuente, “a Ponte do Pontal é um equipamento importante para Ilhéus, sendo um investimento para mobilidade e um elemento estético, decorando a cidade, sem oferecer prejuízos a sua beleza natural”.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...