sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cursos profissionalizante para os beneficiários do Bolsa Família‏


A Secretaria de Assistência Social e Trabalho da Prefeitura de Ilhéus e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz parte do Plano Brasil sem Miséria, está com as inscrições abertas para cursos técnicos com duração de quatro meses e início previsto para março. São oferecidas 200 vagas e os cursos se destinam à pessoas entre 18 a 59 anos que sejam beneficiários titulares ou dependentes de programas do Governo Federal de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família e tenham ensino fundamental incompleto.

O secretário de Assistência Social e Trabalho, Ari Silva Santos, informa que as pessoas que participarem dos cursos não irão perder o benefício. Para se inscrever é preciso levar documentos como o RG, CPF, e comprovante de escolaridade. As inscrições são totalmente gratuitas e os alunos que tiverem maior assiduidade receberão uma bolsa estudantil.

As inscrições estão sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) da Barra, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Olivença e Banco da Vitória, nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na avenida Soares Lopes, nº 1724. Estão sendo oferecidos os cursos de Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais, com início em 26 de março, Eletricista Industrial Predial de Baixa Tensão, a partir do dia 25 de março, e Carpinteiro de Obras, também com início também no dia 26 de março. Todos os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai).

O Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Em suas ações, o plano Brasil sem Miséria vai incluir documentação, energia elétrica, combate ao trabalho infantil, segurança alimentar e nutricional, apoio à população em situação de rua, educação infantil, saúde da família, rede cegonha, além de distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos, tratamento dentário, exames de vista; Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Segundo o secretario da Assistência Social de Ilhéus, Ari Silva Santos, essa parceira do Governo Federal com o Municipal, é o próximo passo para que essas pessoas se qualifiquem para o mercado de trabalho, pois com a chegada novas instalações como o caso do Porto Sul é preciso que existam profissionais qualificados para a geração de empregos e renda.

Ascom - PMI

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...