quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LEI OBRIGA ESTUDANTES DE ILHÉUS A REZAREM O "PAI NOSSO"

Os 26 mil estudantes da rede municipal de Ilhéus (462 km ao sul de Salvador) estão obrigados por lei a rezarem o “Pai Nosso” a partir do próximo dia 13 de fevereiro, quando as aulas serão reiniciadas. De autoria do vereador Alzimário Belmonte Vieira (PP), a lei foi sancionada pelo prefeito Newton Lima e publicada no “Diário Oficial”.
A decisão tomada pelo prefeito provocou a revolta em alguns pais. “A nossa Constituição garante a liberdade de culto e não podemos aceitar a vontade de um vereador de impor uma religião oficial às crianças”, disse o comerciante José Antonio de Melo.
O comerciante, que tem dois filhos matriculados na rede municipal, disse que vai aguardar apenas o reinício das aulas para ingressar com uma ação na Justiça pedindo a revogação da lei. “Espero que, até lá, o prefeito e o próprio vereador tenham sensibilidade suficiente para revogar este absurdo”, afirmou.
O motorista Fernando Paixão também tem a mesma opinião. “A escola não tem o direito de impor qualquer forma de religião aos seus alunos. Não entendo como o prefeito sancionou uma lei que, certamente, será derrubada pela Justiça”, disse o motorista, que tem um filho matriculado no 8º ano.
A secretária municipal da Educação de Ilhéus, Lidiney Campos, afirmou que pretende se reunir com professores, funcionários e diretores das 52 escolas da cidade para tomar uma decisão. “Leis existem para serem cumpridas, mas o projeto aprovado é muito polêmico. Ainda não tenho uma opinião formada e quero saber o que o colegiado pensa sobre esta lei”, disse a secretária.
Desde que tomou posse, o vereador Vieira, mais conhecido como “Gurita”, tem colocado a religião como uma das prioridades do seu mandato. Uma de suas primeiras medidas foi convencer seus colegas a realizar uma sessão especial em homenagem ao Dia da Bíblia. Gurita também costuma visitar entidades mantidas principalmente por igrejas evangélicas. O vereador não foi localizado na noite desta quarta-feira (11) para falar sobre o seu projeto.

Fonte:

LUIZ FRANCISCO

DO UOL SALVADOR

Postado por: Osman Nogueira Junior(Presidente do Conselho do Fundeb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...