sábado, 28 de janeiro de 2012

PREFEITURA DE ILHÉUS ENTREGA CASAS PARA OS MORADORES DO TEOTÔNIO VILELA

Postado por O tabuleiro.com

Edilene Francisca, Ari Santos e Alisson Mendonça
A Prefeitura de Ilhéus entregou na tarde da última quinta-feira (26) a primeira etapa das casas populares do Programa Habitar Brasil BID no bairro Teotônio Vilela. Nessa primeira etapa foram entregues as chaves de 22 novas casas para os moradores da rua José Petrúcio, beneficiando famílias carentes que viviam em barracos construídos nos mangues e nas encostas. Mas o prefeito Newton Lima já adiantou que mais 104 novas casas do Programa HBB, que já estão praticamente prontas, serão entregues nos próximos dias para os moradores do Alto São João, também no bairro Teotônio Vilela.

Participaram da solenidade de entrega das casas os secretários municipais Alisson Mendonça (Governo), Paulo Goulart (Infraestrutura) e Ari Santos (Assistência Social), além de lideranças comunitárias do bairro e técnicos da Prefeitura de Ilhéus responsáveis pelo processo de cadastramento dos beneficiados e acompanhamento das obras. Todos os beneficiados com as casas foram cadastrados pela equipe da Prefeitura, que comprovaram as condições subnormais em que viviam as famílias, morando em barracos improvisados nas encostas dos morros e nas áreas de preservação ambiental.

Uma das beneficiadas foi a dona de casa Edilene Francisca dos Santos que morava em um barraco construído no mangue. Emocionada por receber as chaves de sua nova casa, ela disse que o imóvel, no nome dela, construído de blocos, representa a realização de um sonho. “Eu nunca que ia ter condições de construir uma casa dessa”, disse a dona de casa, que está desempregada. Outra beneficiada com as casas populares foi a também dona de casa Josiane Coelho Santana, que morava de aluguel numa encosta do morro, em um barraco de madeira onde não havia banheiro, saneamento básico e muito menos calçamento na rua. “Agora a minha vida melhorou muito”, disse ela.

Programas habitacionais – O secretário de Governo, Alisson Mendonça, explicou que a entrega dessas casas significa mais uma etapa dos programas sociais desenvolvidos pelo Governo Municipal, em parceria com os governos Estadual e Federal buscando garantir melhores condições de vida para os ilheenses. Além dessas 128 casas que estão sendo entregues através do Programa Habitar Brasil BID, outras 272 casas já estão sendo construídas também no bairro Teotônio Vilela através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Ainda nessa área de habitações populares, Mendonça adiantou que a Prefeitura de Ilhéus vem buscando viabilizar a construção de centenas de casas através do programa Minha Casa, Minha Vida.

As casas entregues pela Prefeitura de Ilhéus são todas construídas de blocos e alvenarias, cobertas com telhas de cerâmica e com sala, copa/cozinha, quarto e banheiro. Além disso, elas contam com água encanada, esgotamento sanitário, instalações elétricas prontas para a ligação pela Coelba e ainda com um quintal e área lateral para a ampliação dos imóveis. No Alto São João também já foi feita a obra de pavimentação de toda a rua, além da construção de um centro comunitário para a realização de eventos, encontros e reuniões dos moradores.

O Programa Habitar Brasil BID tem como objetivo beneficiar a comunidade com moradias populares residentes em situação de risco ou em áreas de preservação ambiental, como é o caso dessas pessoas do Alto São João e rua José Petrúcio. E nessa área de intervenção onde foi desenvolvido o programa habitacional, além das obras está sendo desenvolvido um trabalho técnico social com as famílias. O objetivo, segundo explicou o secretário Alisson Mendonça, é não somente propiciar uma moradia melhor, mas garantir à comunidade mais cidadania e uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...