segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Jabes!, O novo é governar sem politicagem …

Republico essa matéria do companheiro Rabat por que acho muito interessante e contudente suas colocações, parabens companheiro Rabat.
Imprensa, Sociedade Civil Organizada e, pelo visto, a ‘Sociedade Civil Desorganizada’ vai ser convocada, também, para ouvir o prefeito e terá espaço para dar palpites (pitacos) achando o prefeito Jabes que estará, desse modo,  buscando unidade governamental. Em resumo: ficar bem na fita, na foto e nas rodas políticas onde ele acha que as coisas são mensuradas e dalí, chegam, inevitavelmente, ao seu conhecimento. Atendendo aos pitacos/sandices das sumidades ele vai se achar o administrador  de todas as camadas sociais.  Se for, brincou …
Fiz um destaque todo especial para a avaliação desenvolvida  por ele (Jabes) sobre um carnaval montado  a toque de caixa. Ele disse que o faturamento é mínimo. Pensava que esse assunto,  por conta das boas justificativas dadas, o tema carnaval estaria encerrado. O carnaval voltou a ser notícia  como se nada estivesse sido comentado, analisado, ‘rifado’ e ou ‘queimado’. Aliás, o assunto voltou a tona com direito a foto de secretário estadual, municipal e ampla divulgação. Foi até criada uma expectativa quando se disse: até tal dia se define sobre a realização do carnaval como se ele, O CARNAVAL,  fosse o tal, O BAMBAMBAM,  que ajudaria a tirar a cidade deste momento delicado que   nos     impuseram.
Quando eu digo que o turismo de Ilhéus é de BANHO DE MAR tem uma ruma de gente que fica pirada comigo. Para minimizar isso  vou dizer que o turismo ilheense  gira em torno do BANHO DE MAR. Banho de Mar nas praias do Sul, Banho de Mar nas praias do centro e, finalmente, Banho de Mar nas praias do Norte.
Veja meu querido prefeito Jabes Ribeiro:
A cidade está um caos. Esse primeiro trato que você deu na cidade (limpeza) foi elogiado. O povo está tão sofrido e envergonhado que quando foi chamado ele disse sim e foi pras ruas e ajudou na limpeza. A cidade, a bem da verdade, já  mudou o seu visual. Ainda tem uma ruma de coisa para ser feita, mas a população disse sim (repetindo) porque viu seriedade nas suas colocações, explicações, explanações. A relação de confiabilidade existiu porque você mostrou, o povo absorveu, entendeu e chegou junto. Novos chamamentos serão feitos. Já se percebe, facilmente, que o seu modelo de administração será o do compartilhamento. As decisões, salvo engano, serão analisadas em conjunto e a  melhor solução colocada em prática. Ora, se logo no início você quebra essa confiabilidade como esperar que haja unidade de propósito? Foi simpático quando você disse: não precisa gostar de mim e sim da cidade. A cidade é de todos e eu sou o gestor.
As lamentações acontecendo nos quatro cantos e sua equipe buscando fazer um carnaval, projetado (?) em cima da perna, numa luta contra o relógio e sua administração investindo numa situação conflitante para não dizer que tudo isso é um tremendo contracenso?
Não sou especialista em nada. O que eu sei é que com ou sem carnaval o povo desce pra Ilhéus. Pegue esse dinheiro que eu aposto não dará pra contratar dois “bicões” e um Geraldo e limpe mais ainda as praias, feche com cervejarias barraquinhas padronizadas para a Soares Lopes (pode ser bem perto da água ou paralela ao passeio),  faça o mesmo com a praia do Cristo que o pessoal redescobriu, arrume aqueles balões grandões bem coloridos, combine com a PM para colocar de x em x metros uma viatura, a polícia montada nas praias, policiais de bicicleta  etc e torne a cidade colorida. Vai ser bem melhor do que carnaval.
Escolha pontos estratégicos e faça uma arrumação com jeito de verão porque o povo vai ficar aqui. Ilhéus vai ferver com tanta gente e a iniciativa privada vai faturar no ‘maquetingue’. Encha as praias de elevados com salva-vidas e mostre que a cidade está sendo embelezada …
Não sei se cabe mas, poderia se pensar num campeonato (mata mata) com times de Ilhéus e Itabuna – podendo abrir para outros interessados, demarcar a praia começando do porto e chegando, no máximo, ao Souza, enfim, movimente a cidade com um custo praticamente zero. Isso sim é criatividade.
Dê um belo trato em Olivença, cuide do visual da cidade (mirantes) etc porque é disso que a cidade está precisando.
Agora, reúna a sua equipe e coloque essa proposta para ser avaliada. Pergunte o que, HOJE, é melhor para Ilhéus. Um carnaval ZUMBA ou uma cidade toda colorida …
Dito isso eu vou fazer de conta que a cidade não está em estado de EMERGÊNCIA conforme ato administrativo …
Grande abraço, estamos aqui e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...